CTP saúda medidas anunciadas pelo Governo

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) entende que as medidas apresentadas ontem pelo Governo são manifestamente positivas para a atividade turística e vão ao encontro do que a CTP tem vindo a defender para fazer face à situação dramática que as empresas estão a atravessar.  

O alargamento dos instrumentos de apoio à situação de tesouraria das empresas e os apoios diretos às micro, pequenas, médias e grandes empresas são vitais e urgentes para a sobrevivência dos vários ramos do Turismo e para a manutenção dos postos de trabalho. A CTP destaca a prorrogação do Apoio à Retoma Progressiva, do Programa Apoiar, e nomeadamente o alargamento e flexibilização de apoio às quebras de faturação em 2020 e o lançamento de apoios a rendas não habitacionais. 

«Estas medidas apresentadas são de extrema importância para o tecido empresarial que está com enormes dificuldades e esperamos que venham a tempo de manter a oferta instalada e os empregos dos trabalhadores», adianta Francisco Calheiros, presidente da CTP. 

A CTP vê também com agrado o alargamento da linha de crédito dirigida ao setor industrial exportador, aumentando a sua dotação e passando a incluir as empresas que operam na atividade turística. Esta é uma decisão que surge após a CTP ter demonstrado o seu descontentamento junto do Governo e ter reivindicado a sua alteração urgente.  

«A ser implementada e legislada em breve, esta medida é da mais elementar justiça para o Turismo que vive, na atualidade, o seu pior momento. Aquando do lançamento da linha verificámos que o Turismo não tinha sido incluído e manifestámos a nossa surpresa uma vez que somos a maior atividade económica exportadora do país, tendo sido responsável em 2019 por 52,3% das exportações de serviços e por 19,7% das exportações totais», conclui Francisco Calheiros. 

Pela negativa, a CTP considera que estas medidas percam por tardias e destaca a falta de medidas para a capitalização das empresas. A CTP apela ainda ao Governo para que este pacote de medidas ontem apresentado chegue rapidamente às empresas. 
 

11 Dezembro 2020