“O Turismo e o Novo Mundo” é o tema da VI Cimeira do Turismo Português

A VI Cimeira do Turismo Português realiza-se dia 27 de Setembro (Dia Mundial do Turismo), no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O evento, que reúne importantes personalidades nacionais e internacionais, conta na sessão de abertura com o Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, com o Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para além do presidente da CTP, Francisco Calheiros. A sessão de encerramento será presidida pelo Ministro da Economia, António Costa Silva.

Destaque também nesta VI Cimeira do Turismo Português para as intervenções do Ministro das Finanças, Fernando Medina, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, assim como de Luís Amado, ex. Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional e de Paulo Portas, ex. Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

A VI Cimeira do Turismo Português realiza-se num momento em que o Turismo se debate com enormes desafios, numa conjuntura pós pandemia e numa geostratégia mundial marcada pela guerra na Ucrânia. É por isso de extrema importância promover o debate sobre o presente e o futuro da atividade turística para manter o Turismo forte e competitivo.

Francisco Calheiros, Presidente da CTP explica que “a pandemia e a Guerra na Ucrânia têm sido responsáveis por um período muito difícil para a economia. Ainda assim, a resiliência de todos os intervenientes da atividade turística tem contribuído para minimizar impactos e manter o Turismo forte e competitivo. Mas o mundo mudou muito nestes dois anos e o Turismo tem de se adaptar às novas realidades. Por isso escolhemos para tema desta edição “O Turismo e o Novo Mundo”, para debatermos o futuro do Turismo em Portugal na nova conjuntura mundial, sempre com o objetivo de reforçar o Turismo como motor da economia portuguesa”.

Na VI Cimeira do Turismo Português irão estar em debate temas estratégicos para o Turismo à luz do novo mundo, como o novo aeroporto e o paradigma da mobilidade; a sustentabilidade e digitalização; o financiamento e custos de contexto, passando pelos desafios da promoção e a captação de profissionais para o Turismo. Antes da sessão de encerramento serão entregues as “Medalhas de Mérito Turístico”.

 

Aceda ao programa completo da Cimeira aqui.

13 Setembro 2022