WTTC apela à adopção de medidas urgentes em matéria de combustível sustentável para a aviação comercial

WTTC apela à adopção de medidas urgentes em matéria de combustível sustentável para a aviação comercial

O Conselho Mundial das Viagens e do Turismo (WTTC) apelou aos governos de todo o mundo para que "levem a sério" o incentivo à produção de Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) e estabeleçam objectivos ambiciosos para produzir quantidades adequadas. Sem quantidades significativas de SAF, o organismo mundial de turismo afirma que o sector da aviação não pode descarbonizar-se a uma escala que lhe permita atingir o Zero Líquido até 2050, tal como foi prometido pela indústria e apoiado pelos Estados-Membros da ICAO.

O sector da aviação espera atingir emissões líquidas nulas de carbono:

- Conseguir a máxima redução das emissões logo na origem, através da utilização de SAF e de novas tecnologias de propulsão inovadoras, como o hidrogénio e a electricidade

- Implantação de frotas de aeronaves modernas e eficientes em termos de combustível

- Melhorias da eficiência operacional (na navegação aérea, por exemplo); e

- Soluções fora do sector, como a compensação ou a captura de carbono.

Prevê-se que o SAF produza a maioria das reduções de gases com efeito de estufa necessárias para atingir emissões líquidas nulas de carbono, até 2050. Infelizmente, as taxas de produção de SAF são insuficientes para satisfazer a procura e os preços mantêm-se elevados, apesar do recente aumento exponencial da produção.

O momento de agir é agora. Sem o SAF, os governos terão dificuldade em cumprir os seus objectivos climáticos, tal como estabelecido no Acordo de Paris sobre o Clima, e os seus compromissos de crescimento económico, que dependem fortemente da aviação para o turismo, para o comércio e para a conectividade.

Para abordar esta questão urgente, o WTTC apela aos governos para que:

- Fornecerem fortes incentivos para encorajar o investimento na produção de SAF, incluindo créditos fiscais, subvenções ou outros incentivos financeiros

- Trabalhem com o sector para estabelecer objectivos ambiciosos de produção de SAF

- Coordenem as suas acções através da Organização da Aviação Civil Internacional ( ICAO ), a agência especializada das Nações Unidas para a indústria da aviação comercial, a fim de garantir a uniformidade global dos regulamentos, normas de sustentabilidade, procedimentos e organização do SAF.

Um exemplo de um programa de incentivos bem sucedido é o dos Estados Unidos. A recente Lei de Redução da Inflação que, através do Crédito Fiscal Combinado, criou incentivos fiscais para a produção de SAF que já estão a dar frutos.

Julia Simpson, Presidente e Directora Executiva do WTTC, afirmou: "Chegou o momento de os governos tomarem medidas corajosas e darem prioridade à produção de combustível de aviação sustentável. Apelamos a todos os governos para que actuem agora. "A procura do SAF nunca foi tão elevada, as companhias aéreas de todo o mundo querem utilizar o SAF e já utilizaram todas as moléculas alguma vez produzidas. No entanto, a actual produção do SAF apenas satisfaz 0,1% a 0,15% das necessidades, apesar de um aumento de 200% na produção em 2022 em relação a 2021. Isto representa uma enorme lacuna que só pode ser preenchida através de um investimento rápido e sustentado. "Aos preços actuais, o SAF é, em média, três a cinco vezes mais caro do que os combustíveis fósseis tradicionais. Os governos têm de resolver esta disparidade de custos fornecendo apoio financeiro e incentivos para tornar o SAF mais acessível e económico. Sem essas metas e sem esses incentivos, o sector não pode descarbonizar-se. "Os líderes do G7 devem assumir a liderança nesta questão, dando seguimento ao compromisso assumido pelos seus ministros do Clima, da Energia e do Ambiente de acelerar os esforços de descarbonização no sector da aviação comercial, nomeadamente através da promoção do SAF. Transformar as palavras de um comunicado em políticas concretas para aumentar a produção do SAF daria um impulso crítico à descarbonização da aviação".

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou recentemente uma nova política destinada a acelerar a produção de SAF, a SAF Deployment. Esta política apela aos governos para que assumam um papel de liderança na facilitação do aumento da produção de SAF. Sublinha também a necessidade de políticas harmonizadas entre países e indústrias para proporcionar condições equitativas à indústria mundial da aviação civil, sem distinção de tecnologias e matérias-primas. O documento da IATA chama a atenção para a necessidade de políticas que abordem a implantação do SAF tanto a curto como a longo prazo e que ofereçam a segurança necessária aos produtores e investidores para afectar a capacidade existente das refinarias de biocombustíveis ao SAF, bem como para desenvolver novas infra-estruturas.

A WTTC, em parceria com a ICF, lançou um livro branco que desmistifica o impacto e os benefícios do SAF para os destinos turísticos em todo o mundo. O livro branco, "Sustainable Aviation Fuels: The Implications & Opportunities for Tourism Destinations" (Combustíveis de aviação sustentáveis: implicações e oportunidades para os destinos turísticos), define três acções críticas que os destinos são aconselhados a empreender para enfrentar o desafio e aproveitar as oportunidades do SAF.

 

Fonte: Relatório da WTTC 

31 Mai 2023