Workshop CTP – Millennium BCP, em Braga

Workshop CTP – Millennium BCP, em Braga

A CTP em parceria com o Millennium BCP promoveu em Braga o Workshop “Financiamento para o Turismo: as melhores soluções”.

 

O Presidente da Confederação do Turismo de Portugal referiu que “Este projecto, criado em 2017, assenta num conjunto de workshops a realizar em todo o país com o objectivo de ajudar os empresários do Turismo a conhecer as várias soluções disponíveis para o financiamento das suas empresas”.

Reconhecendo que existem vários instrumentos financeiros disponíveis para quem pretende apostar em modelos de negócio sustentáveis e capazes de resistir a períodos de maiores dificuldades económicas, eles ainda não são suficientes. Por isso, a CTP tem defendido a reposição de instrumentos criados e direccionadas para o Turismo, sobretudo no que se refere ao financiamento e capital de risco.

Francisco Calheiros defendeu que “estes instrumentos têm de chegar à economia real e os empresários têm de estar devidamente informados e aptos a poder beneficiar dos mesmos e que nenhum dos sectores produtivos do Turismo deve ficar excluído do universo de propostas, dos beneficiários e dos projectos a desenvolver”.

Paralelamente, a CTP continua a defender a implementação cabal das medidas propostas pela Estrutura de Missão para Capitalização de Empresas. Algumas destas medidas ainda se encontram por operacionalizar e é essencial que venham a integrar todos os sectores de actividades do turismo.

Para a CTP “a sustentabilidade financeira das empresas é fundamental para garantir um crescimento saudável do Turismo e, consequentemente, da economia nacional. Ao Governo cabe assegurar a estabilização de políticas económicas e fiscais, que permitam aos empresários operar os seus negócios numa perspectiva de longo prazo, e assegurar a implementação das medidas que criou. Aos empresários cabe procurar soluções de financiamento e de capacitação da sua gestão, de forma a enfrentar novos ciclos económicos”.

28 Março 2019