Viagens e Turismo na Europa a ¼ da contribuição para o PIB Europeu

Viagens e Turismo na Europa a ¼ da contribuição para o PIB Europeu

Os últimos dados publicados esta semana pela Concelho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC) mostram que a recuperação anual do sector das Viagens e Turismo, só na Europa, poderá atingir em 2021 um crescimento de 23,9% (em relação a 2020). Os dados da WTTC revelam que esta lenta recuperação fica a dever-se às restrições introduzidas nas viagens ao longo do ano, particularmente no primeiro semestre, o que continuou a dificultar a recuperação do sector.

Antes da pandemia, a contribuição do sector de Viagens e Turismo para o PIB da Europa representava 1,92 biliões de euros (*) (9,5% do total da economia). Contudo, de acordo com os dados publicados, e com base na actual taxa de recuperação, a contribuição do sector para o PIB poderia situar-se em 2021 num aumento inferior a 1/4 (23,9%), quase 7 pp inferior ao esperado no sector a nível global (30,7%).

Os dados revelam também que, em 2022, a contribuição do sector das Viagens e Turismo para a economia europeia poderá registar um aumento de 38%, em relação ao corrente ano, o que representa uma previsão de acréscimo de 439 mil milhões de euros. Embora longe dos níveis pré-pandémicos, o crescimento do sector registou um ligeiro aumento devido ao sucesso da vacinação e à mobilidade intra-europeia, apoiada pelo Certificado Digital COVID introduzido na UE, que foi lançado no início de Julho deste ano. Porém, com as fronteiras fechadas internacionalmente, a Europa tem enfrentado dificuldades na sua recuperação.

Este organismo global de Turismo afirma ainda que, embora o aumento das viagens domésticas tenha proporcionado algum alívio, não é suficiente para alcançar a recuperação total de que a região necessitava para salvar a economia da Europa e milhões de empregos. A investigação mostra ainda que, enquanto as despesas domésticas deverão aumentar 30,2% em relação ao ano passado, as despesas internacionais deverão registar um aumento menor de apenas 19,3% em 2021, atingindo 242 mil milhões de euros, bem abaixo dos níveis pré-pandémicos, de 560 mil milhões de euros em 2019.

No próximo ano, a despesa interna deverá aumentar 27,7%. No entanto, com a diminuição prevista das restrições às viagens em muitos países europeus, e com um crescimento de mais alguns milhões de cidadãos europeus totalmente vacinados, espera-se que a despesa internacional recupere 77,2% em relação a 2021.

Em 2019, o sector europeu de Viagens e Turismo registava mais de 38 milhões de empregos. Depois de sofrer uma perda de 3,6 milhões de empregos no ano passado, quando a pandemia paralisou quase completamente as viagens internacionais, o crescimento do emprego deverá permanecer estagnado este ano. Contudo, a WTTC revela que se espera um aumento de 15,7% de postos de trabalho em 2022, sendo necessário, no entanto, chegar a um aumento de 5,5 milhões de postos de trabalho para que sejam atingidos os níveis pré-pandémicos.

De acordo com esta investigação realizada pela Oxford Economics para a WTTC, a contribuição do sector para o PIB da região e o aumento do emprego poderia ser mais optimista este ano e no próximo, se cinco medidas vitais fossem cumpridas pelos governos de todo o mundo. Estas medidas incluem:

  • Permitir que os viajantes totalmente vacinados possam circular livremente, independentemente da sua origem ou destino final;
  • Implementação de soluções digitais que permitam a todos os viajantes provar facilmente o seu estatuto COVID (tal como o Certificado Digital COVID da UE), contribuindo para agilizar e acelerar o processo de passagem nas fronteiras em todo o mundo;
  • Reconhecimento pelos governos de todas as vacinas autorizadas pela OMS;
  • Incentivar o apoio à iniciativa COVAX/UNICEF, para assegurar a distribuição equitativa de vacinas em todo o mundo;
  • Implementação e reforço de forma contínua dos protocolos de saúde e segurança, que irão melhorar a confiança dos viajantes.

Se estas cinco medidas vitais forem seguidas antes do final de 2021, a investigação demonstra que o impacto na economia e no emprego em toda a Europa poderá ser considerável.

Neste cenário, a contribuição das viagens e do Turismo para o PIB poderá aumentar 28,8% (quase 270 mil milhões de euros) até ao final deste ano, seguido de um aumento anual de mais 40,3% (mais de 480 mil milhões de euros) em 2022. As despesas internacionais também beneficiariam da acção dos governos, e poder-se-ia prever um crescimento de 26,3% este ano, e um impulso significativo de 81,8% em 2022.

Ainda dentro desta perspectiva, o crescimento do sector poderia também ter um impacto positivo no emprego, com um aumento de 4% de postos de trabalho em 2021. Contudo, com medidas correctas de apoio às Viagens e Turismo, o número de pessoas empregadas no sector no próximo ano poderá ultrapassar os níveis pré-pandémicos com um aumento de 17,6% em relação a 2021, atingindo quase 43 milhões de empregos.

Na sequência desta publicação, no início desta semana, a WTTC  juntou forças com uma série de associações do sector das Viagens e Turismo, tais como o ACI - Airports Council International, a ETC - European Travel Commission, e a CLIA - Cruise Lines International Association, no apelo aos governos da UE no sentido da remoção de todos os sistemas de "semáforos" e para avançarem para uma mudança de paradigma Risco do País para Risco do Viajante.

(*) usada terminologia anglo-saxónica

28 Outubro 2021