Viagens de longa distância: viajantes mantêm-se cautelosos

Viagens de longa distância: viajantes mantêm-se cautelosos

De acordo com o mais recente Barómetro das Viagens de Longa Distância 3/2021 (Long-Haul Travel Barometer - LHTB), as intenções de viajar para a Europa entre Setembro e Dezembro de 2021 continuam fracas nos principais mercados internacionais. Os resultados sugerem que, enquanto as preocupações com a segurança do COVID-19 persistirem, muitos permanecerão cautelosos quanto a visitar para destinos europeus. No entanto, com as taxas de vacinação a evoluírem favoravelmente em todo o mundo, há neste momento maior predisposição do que no ano passado, dos viajantes de longa distância para visitar a Europa.

A LHTB do organismo da Comissão Europeia para as Viagens (ETC) e a Eurail BV (ligado ao transporte ferroviário na Europa) antecipam anualmente em cada 4 meses as intenções de viagens de curto prazo em cinco mercados internacionais - Canadá, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

A intenção de viajar é medida através de um índice que reflecte o sentimento dominante expresso por um mercado, seja ele positivo ou negativo. Valores acima de 100 indicam evolução positiva, enquanto valores abaixo de 100 indicam atitudes negativas em relação às viagens em determinado período.

Num comentário a esta publicação da LHTB, Luís Araújo, Presidente da ETC, referiu que embora seja encorajador ver algum aumento no desejo de viajar internacionalmente para visitar a Europa, estes últimos resultados demonstram claramente que é necessário mais trabalho para impulsionar a vinda de turistas dos principais mercados internacionais para a Europa. Os viajantes ainda hesitam em considerar a Europa neste momento como um destino possível. Olhando para 2022, é fundamental que nos esforcemos por harmonizar as regras aplicadas às viagens na Europa, e em todo o mundo e que estas sejam claras para os viajantes de longa distância. As campanhas de vacinação continuam a avançar, pelo que é hora de mudar o foco de um país de risco para um viajante de risco.

O sentimento sobre as viagens na China melhora notavelmente em comparação ao ano passado

Embora o sentimento em relação às viagens de longa distância continue fraco, a disposição dos chineses de viajar para a Europa cresceu de 69 em Setembro de 2020 para 92 em Setembro de 2021. No entanto, a recomendação emitida pelo estado chinês para se evitar viagens para fora da China pode prejudicar a confiança e a intenção dos seus nacionais de viajar nos próximos meses. Os países da Europa Ocidental e Central continuam a ser os locais mais populares para os turistas chineses que planeiam visitar a Europa. Enquanto esses destinos administrarem com eficácia a pandemia COVID-19, aqueles que viajam da China não serão dissuadidos pelo aumento da procura nestes destinos.

O desejo dos americanos de viajar aumenta, mas os planos de viagens de Outono para a Europa não são tão fortes

Nos EUA, o índice de sentimento relacionado com as viagens de longa distância é positivo (125), mas os americanos estão menos confiantes quando à Europa, onde o índice se situa em (97) devido à contínua especulação sobre mudanças de última hora nas restrições de viagens. Embora alguns destinos europeus permaneçam totalmente abertos aos americanos, a retirada dos EUA da lista dos destinos de viagem seguros da UE criou alguma hesitação. Os entrevistados norte-americanos que pretendem viajar para a Europa provavelmente escolherão países que demonstraram uma boa gestão da pandemia, bem como destinos com menor procura. Novembro e Dezembro são vistos como os meses mais viáveis para a concretização dos planos de viagem.

Restrições de viagens e custos impedem os russos

As contínuas restrições da COVID-19 às viagens e a falta de reconhecimento mútuo da vacina Sputnik V em muitos países europeus continuam a prejudicar a predisposição dos russos de viajar para a região (100), enquanto o interesse em viajar para outros lugares aumenta (151). Em comparação com os outros mercados analisados, os russos confirmaram que a COVID-19 não influenciou a sua decisão (22% vs 42% em todos os mercados) tanto quanto os custos relacionados com viagens (19% vs 11% em todos os mercados) e a disponibilidade de serviços e experiências (9% vs 5% em todos os mercados). Quando questionados sobre seus planos futuros, os entrevistados russos estavam optimistas sobre visitar a Europa nos próximos dois anos (39%), com outros 38% indecisos, mostrando que os planos de viagem continuam adiados. Dos russos que pretendem visitar a Europa nos últimos meses de 2021, há uma procura por destinos menos lotados, com clima mais ameno e serviços mais acessíveis. Turquia e Itália (ambos com 18%); Grécia e Chipre (ambos 15%) e a França (12%) são os cinco principais destinos preferidos pelos entrevistados russos.

Japão e Canadá são os mais cautelosos ao viajar para a Europa

No Japão, os valores do índice de sentimento permanecem negativos (62) para viagens de longa distância e (94) para viagens de longa distância para a Europa. Os poucos entrevistados japoneses (28%) dispostos a viajar para a Europa nos próximos meses indicaram que os serviços oferecidos e a disponibilidade de atracções populares são de importância crescente para a escolha do seu próximo local de férias. No entanto, protocolos de higiene eficientes e as baixas taxas de infecção continuam a ser os seus critérios principais de escolha.

Da mesma forma, os canadianos também hesitam sobre viagens de longa distância, pois apenas 28% dos entrevistados expressaram uma intenção positiva de viajar para a Europa entre Setembro e Dezembro de 2021. Quase metade (46%) dos que estão mais pessimistas sobre a realização de viagens confirmaram  que a saúde e a segurança são as suas principais preocupações, enquanto 33% nunca tiveram a intenção de viajar no Outono.

Os canadianos que vão para a Europa preferem efectuar nos meses de Novembro e Dezembro passeios citadinos nas cidades que visitam, e são particularmente atraídos pelo património histórico da Europa. Mais da metade dos canadianos demonstra ter em consideração nas escolhas do seu próximo local de férias, a segurança, acessibilidade, cordialidade e os esforços dos destinos na preservação do património natural e cultural.

12 Outubro 2021