Viagens bem pensadas, teletrabalho e flexibilidade são as prioridades para os viajantes de hoje

Viagens bem pensadas, teletrabalho e flexibilidade são as prioridades para os viajantes de hoje

A pandemia de Covid-19 e o aumento dos preços globais tiveram um impacto relevante na forma como os viajantes de hoje procuram, fazem compras, reservam e desfrutam das suas férias, de acordo com um painel de peritos da indústria das viagens e turismo. Personalidades importantes de algumas das principais empresas de viagens reuniram-se para uma mesa redonda para falar sobre as principais tendências mundiais relativas ao comportamento dos viajantes em 2022 e nos anos seguintes.

O debate incluiu Noam Shapira, Presidente da Pattern Insurance, Nishank Gopalkrishnan, Director Comercial da TUI Musement, Pete Comeau, Director Geral da Phocuswright Inc. e Aurélie Krau, Chefe do Apoio ao Cliente na Hubli. Cada um teve a sua própria visão sobre como o comportamento dos viajantes mudou nos últimos anos - e como a indústria do turismo se pode adaptar para satisfazer estas novas exigências dos consumidores.

Cancelamentos Flexíveis

A principal prioridade resultante da reunião foi a importância da flexibilidade, com cada membro do painel a notar que, embora a incerteza exista, os viajantes estão activamente à procura de empresas que ofereçam opções flexíveis de cancelamento e reacomodação. "Ter um processo fácil de mudar ou cancelar uma viagem ajudará as empresas de viagens a atrair consumidores hesitantes e poderá gerar uma oportunidade de aumentar a oferta de uma salvaguarda", observou Noam Shapira da Pattern. Aurélie Krau concordou, dizendo: "A atenuação do risco continua a ser a frente e o centro de importância para os viajantes; toda a experiência de preparação de uma viagem mudou, pelo que a flexibilidade permanece crítica".

Teletrabalho

Outra tendência fundamental a ter em conta é o aumento da 'trabalho remoto'. Estas viagens híbridas que esbatem os limites entre trabalho e actividades de lazer, combinando o teletrabalho com uma viagem distante, ganharam popularidade através da pandemia e não mostram sinais de abrandamento. Pete Comeau da PhocusWright Inc. destacou esta tendência: "Os viajantes de hoje anseiam pela flexibilidade que lhes permite trabalhar remotamente e desfrutar de experiências de viagem em simultâneo. A pandemia provou a muitos que o trabalho é o que se faz, não onde se o faz". As empresas de viagens e turismo terão de adaptar a sua oferta para acomodar os viajantes que desejem tirar partido deste benefício particular do trabalho a distância.

Viagens com propósito definido

Nishank Gopalkrishnan da TUI Musement destacou o impacto que a inflação terá na mudança de comportamento do viajante: "Uma tendência que esperamos ver após a época das férias de Verão é que os clientes comecem a sentir o impacto total da inflação nos seus orçamentos familiares. Isto fará com que as pessoas façam viagens mais curtas mas com mais objectivos, tais como visitar amigos e familiares". A par disto, vários entrevistados notaram a importância da sustentabilidade na mudança da forma como as pessoas viajam, com mais consumidores a optarem por férias domésticas acessíveis de carro ou comboio.

Comentando a mesa redonda, Noam Shapira, presidente da Pattern, afirmou: "As discussões produziram algumas ideias-chave sobre o comportamento dos viajantes e como a indústria das viagens e turismo necessita de se adaptar para aumentar as mudanças e assegurar a lealdade dos consumidores.

"A única certeza actualmente em relação ao futuro das viagens é a incerteza, mas a inclusão de seguros relevantes e personalizados na viagem do cliente tranquiliza os viajantes de hoje, ajuda a aumentar a confiança do consumidor e a garantir as reservas".

 

Fonte: TravelDailyNews International (Agosto 2022)

18 Agosto 2022