Viagens ao estrangeiro no Reino Unido ultrapassarão os níveis pré-pandémicos até 2024

Viagens ao estrangeiro no Reino Unido ultrapassarão os níveis pré-pandémicos até 2024

Os volumes de viagens de férias britânicas deverão estar em breve de volta, e em pleno vigor, com os números das viagens para o exterior a atingir 86,9 milhões em 2024, ultrapassando os 84,7 milhões registados em 2019, apesar do declínio económico na Europa, prevê a GlobalData, uma das principais empresas mundiais de dados e análises.

De acordo com o mais recente relatório da GlobalData, "United Kingdom (UK) Source Tourism Insight, 2022 Update", salienta-se que a recuperação no turismo emissor surge na sequência dos fracos anos de 2020 e de 2021, em que a menor confiança dos viajantes e as medidas rigorosas da COVID-19, que viram os números do turismo emissor do Reino Unido diminuírem para uma pequena percentagem do que eram em 2019.

Megan Cross, Travel & Tourism Analyst da GlobalData, observou: "A pandemia da COVID-19 teve um enorme impacto nas viagens internacionais do Reino Unido com os números do turismo emissor a registarem um declínio anual (em relação ao ano anterior) de 78,2%, passando de 84,7 milhões em 2019 para 18,5 milhões em 2020, antes de um novo declínio em 2021 (-11,7% em relação ao ano anterior) totalizando apenas 16,3 milhões de viajantes. Com as restrições agora atenuadas, e a confiança a regressar, as projecções para 2022 e para os anos seguintes são muito mais animadoras. Esta recuperação será um grande impulso para o turismo internacional, uma vez que o Reino Unido é um importante mercado emissor à escala global".

Com o aumento dos preços a provocar uma reavaliação dos orçamentos para férias, os viajantes britânicos estão cada vez mais à procura de opções compatíveis com o seu orçamento familiar. Um inquérito da GlobalData no 3º trimestre de 2021 revelou que 48% dos inquiridos britânicos identificaram a " disponibilidade de baixos preços" como um factor principal para decidir o destino de férias.

A analista Megan Cross continuou: "Os períodos de inflação elevada poderão diminuir a procura de viagens internacionais de forma algo acentuada". Contudo, como se pode ver em múltiplas notícias sobre filas de espera em aeroportos europeus, a procura ainda se mantém intacta. Muitos viajantes europeus interessados em manter os seus planos de férias podem simplesmente optar por reduzir o montante que gastam em produtos e serviços, tanto antes como durante as suas férias. Por exemplo, os viajantes que normalmente ficam em hotéis de categoria média podem agora inclinar-se para formas de alojamento economicamente mais acessíveis para manter os custos das férias baixos. Isto irá certamente jogar a favor das empresas que já têm como alvo os viajantes com baixos rendimentos disponíveis para férias".

De acordo com a GlobalData, as viagens com um baixo preço - especialmente em Espanha, o destino de férias preferido do país - deverão obter a maior popularidade. Espanha continua a ser o destino número um para os turistas britânicos devido à facilidade de viagens directas entre os dois países. Espanha também oferece aos viajantes britânicos um destino de sol e praia com experiências seguras no âmbito da COVID-19. O Reino Unido era consistentemente o maior destino turístico de Espanha antes da pandemia, mas a importância do turismo receptivo diminuiu drasticamente, de 18 milhões de turistas britânicos em 2019, para o segundo maior (3,2 milhões) em 2020 e o terceiro maior (3,5 milhões) em 2021, quando ocorria o início da recuperação das viagens internacionais. Com as preocupações e restrições a diminuir, o afluxo de turistas britânicos previsto por Espanha dará um impulso positivo à recuperação da sua indústria turística, com 18,7 milhões de turistas britânicos previstos até 2024.

A analista da GlobalData concluiu: "A ausência de turistas britânicos durante a pandemia teve impacto em muitos países, especialmente na Europa. Os destinos que podem satisfazer as necessidades específicas dos viajantes britânicos poderão obter registos nos seus prazos de recuperação encurtados nos próximos anos".

 

Fonte: GlobalData, "United Kingdom (UK) Source Tourism Insight, 2022 Update"

23 Agosto 2022