Viagem para o outro lado do Atlântico: Canadá

Viagem para o outro lado do Atlântico: Canadá

As receitas do turismo no Canadá diminuíram em quase metade em 2020, um ano sombrio que terminou com uma queda de 3,3% do produto interno bruto da indústria no quarto trimestre, informou o Statistics Canada na semana passada.

A agência federal comunicou que a indústria do turismo teve um crescimento inferior ao resto da economia canadiana, que cresceu 2,3% no quarto trimestre e registou, em termos anuais, uma queda de 5,4% em 2020.

O emprego no turismo caiu 28,7% em 2020, com a maior parte do declínio a ocorrer no segundo trimestre, informou a Statistics Canada. Dentro do sector, os serviços de restauração e de alojamento registaram as maiores perdas de emprego, com declínios de 32,3% e 35,2%, respectivamente.

Em 2020, o peso do turismo interno nas receitas totais do turismo no Canadá aumentou para 92,7%, contra 78,4% em 2019, em consequência das restrições às viagens internacionais.

No quarto trimestre, as receitas do turismo interno do Canadá diminuíram 3,4%. Um aumento de 18,5% nas receitas das viagens aéreas de passageiros compensou parcialmente as menores despesas com serviços de alimentos e bebidas e combustível para veículos. Contudo, apesar do crescimento do turismo internos, regista-se uma perda de 400 postos de trabalho no sector das viagens aéreas. O sector da aviação é considerado um dos motores económicos do país, devido à sua importância no transporte de pessoas e bens, para além do impacto turístico que tem no Canadá. A International Air Line Pilots Association, que representa cerca de 60.000 pilotos que trabalham para cerca de 30 companhias no Canadá e nos Estados Unidos, tem vindo a discutir com o governo uma ajuda financeira eficaz aos seus associados

 

 

06 Abril 2021