UE investiga reembolsos e cancelamentos de viagens

UE investiga reembolsos e cancelamentos de viagens

Quase um ano passou sobre o início das restrições à mobilidade devido à pandemia COVID-19, que causou o cancelamento massivo de voos e a reclamação sobre os bilhetes de viagem de voos cancelados.

A Comissão Europeia e a Rede de Cooperação para a Protecção dos Consumidores (CPC) lançaram uma investigação coordenada sobre as práticas de cancelamento de voos de companhias aéreas. Esta investigação foi anunciada esta segunda-feira pela Comissão Europeia e foi lançada a partir de um alerta externo do Gabinete Europeu de Uniões de Consumidores (BEUC), e outro da própria Comissão Europeia, que “monitoriza a protecção dos direitos dos cidadãos da UE em caso de cancelamento de voos pelas companhias aéreas ".

A investigação, conforme esclarecido pela Comissão numa declaração, é realizada com o objectivo de recolher informações sobre a forma como as companhias aéreas informam os consumidores dos seus direitos enquanto passageiros e como gerem os seus pedidos de reembolso.

No caso de as companhias aéreas terem dificuldade em reembolsar atempadamente os consumidores pelos voos cancelados, a União Europeia irá pedir-lhes que informem as medidas que estão a tomar para resolver a situação, tendo dado um prazo de três semanas para responderem.

A Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, anunciou ainda que existem outras medidas em curso nesta matéria, como a revisão do quadro regulamentar dos direitos dos passageiros, previsto na Estratégia de Mobilidade Inteligente e Sustentável.

 

 

02 Março 2021