Turquia vai beneficiar de aumento de viajantes devido ao aumento do custo de vida
A investigação realizada com base nos Traveler Spending Patterns da GlobalData mostra que as despesas no destino são relativamente baixas na Turquia, apesar da estada média dos turistas situarem-se em 9,7 dias, a segunda mais longa da Europa em 2021. Em comparação com as despesas médias em destinos de lazer populares como Espanha e Portugal, os viajantes podem potencialmente poupar entre 230 e 770 dólares por viagem, se viajarem para a Turquia em vez destes destinos.
Craig Bradley, Travel & Tourism Analyst da GlobalData, observou: "A posição da Turquia no mercado é susceptível de se vir a fortalecer devido ao sentimento actual dos consumidores. No inquérito GlobalData Q3 2021 Global Consumer Survey, 58% dos inquiridos afirmaram que o custo era um factor determinante na reserva de uma viagem, tornando-se no principal incentivo para reservar uma viagem".
Embora seja provável que a despesa média na Turquia aumente este ano devido à inflação, ao comparar a despesa média com muitos dos principais destinos da Europa, esta será ainda substancialmente inferior. A diferença pode mesmo aumentar, dadas as dificuldades económicas que muitos países da Europa Ocidental estão a enfrentar.
Radley acrescentou: "Muitos viajantes, este ano, estão a sentir um aperto financeiro devido aos aumentos do custo de vida, bem como os elevados preços dos combustíveis e da energia. No entanto, de acordo com vários dos principais operadores turísticos europeus, a procura reprimida na indústria das viagens continua a crescer. Como resultado, as agências de viagens parecem estar mais confiantes na Turquia do que têm estado em qualquer altura durante a pandemia, com alguns operadores turísticos a reportarem níveis de procura semelhantes a 2019".
A reputação da Turquia como um destino atractivo de baixo custo é susceptível de crescer, considerando as preocupações financeiras em toda a Europa. Os viajantes podem agora abandonar as suas férias mais caras na Europa Ocidental por umas férias de sol e praia numa das muitas estâncias turísticas da Turquia, como Antalya, Dalaman ou Marmaris.
O euro e a libra esterlina permanecem fortes contra a lira turca, o que também pode ser um factor impulsionador fundamental. Com níveis elevados de procura reprimida, muitos indivíduos, casais e famílias estarão à procura de uma solução barata este Verão, e a Turquia pode ser um dos poucos países que pode satisfazer esta necessidade.
Bradley conclui: "Aqueles que normalmente viajam para países como Espanha, Portugal e França poderiam mudar este ano para a Turquia por se mostrar mais acessível. Como resultado, tal poderia ajudar a estimular a procura de férias turcas a longo prazo em toda a Europa, ajudando a nação a emergir como um destino líder no momento em que a pandemia se atenua".
08 Abril 2022