Turismo Urbano a duplicar na próxima década

Turismo Urbano a duplicar na próxima década

O turismo urbano, foi uma das actividades mais afectadas pela pandemia da COVID-19, mas irá quase duplicar o seu impacto no turismo na próxima década, para se situar 50% acima do seu valor máximo, registado em 2019, de acordo com as conclusões de um estudo apresentado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Entre 2022 e 2032, o maior crescimento em viagens e turismo será na Ásia, com aumentos de 15% em Hong Kong, 13,1% em Banguecoque e 13,8% em Jacarta, de acordo com o estudo "Impacto Económico das Cidades", realizado pela Visa para o WTTC sobre a contribuição das 82 cidades mais importantes do mundo em termos de turismo.

Neste momento, "mais de metade da população vive em cidades". Isto inclui cidades antigas como Atenas e Roma, e grandes metrópoles como Tóquio", explicou Júlia Simpson, Presidente e Directora Executiva da WTTC, durante a apresentação do relatório em Riade, capital da Arábia Saudita, onde se realizou a última edição da Cimeira Mundial da WTTC.

O relatório estima que 10 das 82 cidades analisadas irão ultrapassar este ano os níveis pré-pandémicos, tendo em conta os gastos dos viajantes internacionais e a contribuição do sector para a sua economia.

Doha, capital do Qatar, actualmente sede do Campeonato do Mundo, irá registar um aumento de 21%, o mais elevado em 2022, em comparação com 2019. Segue-se Varsóvia (Polónia), com um aumento de 14%, e a cidade resort chinesa de Sanya Beach, com um aumento de 10%.

O turismo urbano está no bom caminho para voltar a ser um dos principais motores do crescimento económico durante a próxima década, com o PIB a expandir-se mais rapidamente do que o dos outros sectores.

Em 2032, o sector do turismo  irá gerar directamente 8% do total de postos de trabalho nas 82 cidades analisadas, contra 6,6% em 2019 e 5,1% em 2020

"O turismo vai voltar às cidades. Temos a certeza disso", disse Júlia Simpson. A este respeito, defendeu que "as pessoas estão à procura de fazer compras, ver museus e desfrutar de espectáculos".

As grandes cidades do mundo continuam a ser destinos icónicos. Há um grande interesse na história, cultura e entretenimento que as cidades oferecem aos viajantes. A este respeito, Júlia Simpson destacou a influência de filmes e séries de televisão, que estão "a impulsionar tremendamente o turismo urbano".

 

Fonte: WTTC, International Cities Remain the Backbone of Global Travel & Tourism, November 2022

07 Dezembro 2022