Turismo Rural: a tendência para 2021

Turismo Rural: a tendência para 2021

A COVID-19 tem impulsionado viagens para destinos cuja principal oferta são actividades e experiências na natureza. Desta forma, o ecoturismo e o turismo rural serão dois dos produtos mais beneficiados por se desenvolverem em espaços abertos e não superlotados. Esta é uma tendência de consumo que já alcançou bons resultados em 2020 e que continua a crescer este ano, de acordo com as conclusões de um relatório da Rural Getaway. A análise acrescenta ainda que, se o contexto de saúde gerado pela sanitária o permitir, ambos têm uma grande oportunidade de liderar a recuperação do turismo.

Os dados do relatório indicam que o COVID-19 gerou uma mudança na escolha do tipo de viagem em 2020, uma vez que 26% dos entrevistados planearam fazer outro tipo de viagem e acabaram de fazer. Umas curtas férias de ecoturismo.

Tendência que deve continuar a aumentar em 2021, à medida que aumenta a percentagem de turistas e ecoturistas que procuram espaços rurais a tendência mostra a frequência vai aumentar - 32,6% farão até três pequenas férias, segundo o mesmo estudo.

Quando se fala na figura do ecoturista, leva-se em consideração se o viajante valoriza a escolha do destino como um lugar para desfrutar a natureza de forma responsável , e “embora nem todos os turistas que procuram rurais sejam ecoturistas , há 42,6% que dão prioridade a uma utilização responsável da natureza na escolha de um destino.

No entanto, o estudo alerta que o “boom” deste tipo de turismo pode distorcer os valores que caracterizam os destinos e empresas de ecoturismo, cuja filosofia se baseia na protecção e conservação dos valores naturais e culturais do território.

A principal diferença entre o turista rural e o ecoturista está na motivação da viagem. Embora a natureza seja fundamental em ambos os casos, a percentagem de ecoturistas amantes da natureza é maior do que a de turistas rurais (28% contra 15,7%).

Em termos empresariais, o estudo destaca que a maioria dos proprietários de alojamentos rurais (47,3%) são autónomos, embora 31,2% contratem trabalhadores por conta própria.

No caso das empresas de ecoturismo, 100% têm funcionários efectivos contratados, fato que mostra a importância desta actividade como impulsionadora do desenvolvimento regional e local.

A maioria das empresas (92%) mantiveram os postos de trabalho após a eclosão do COVID-19, enquanto 8% foi forçado a prescindir de pelo menos um dos funcionários”.

 

 

01 Março 2021