Turismo Europeu à beira da recuperação total

Turismo Europeu à beira da recuperação total

O turismo na UE está a recuperar. O Verão mais quente do século trouxe a quase recuperação do turismo na Europa, com 1.223 milhões de dormidas em todo o continente, apenas menos 1,7% do que no mesmo período de 2019, de acordo com a agência estatística europeia Eurostat.

Mais uma vez, a França foi o país que atraiu mais turistas. A Torre Eiffel, a Côte d'Azur, e a rota do Loire seduziram viajantes de todo o mundo, com 212 milhões de dormidas de turistas. Além disso, o país ultrapassou os números pré-pandémicos, com um aumento de 0,5% em comparação com os meses de Verão de 2019.

Ao lado da França, doze países do Velho Continente ultrapassaram os números do período pré-Covid-19, liderados pela Sérvia, que registou um aumento de 19,2% neste período; a Islândia, com um aumento de 16,9% em termos de turismo; e o Liechtenstein, onde o número de viajantes aumentou em 15,8%. Em contrapartida, a Eslováquia foi a mais atingida, com uma queda de 22,9% a nível do turismo, seguida da Letónia (22,6%) e da Macedónia do Norte (18,9%).

A Espanha, apesar de ser o país com o terceiro maior número de visitantes, ficou muito aquém dos números pré-pandémicos, com 184,9 milhões de dormidas de turistas este Verão, menos 0,3% do que nos meses de Verão de 2019, quando registou 185,5 milhões de dormidas.

Juntamente com França e Espanha, entre os países com mais turismo, o pódio é completado pela Itália, com 200 milhões de dormidas. O país transalpino registou menos treze milhões de dormidas neste Verão do que em 2019, um decréscimo de 6,2%.

Fora do pódio estão a Alemanha, com 149 milhões de dormidas turísticas, menos 1,5% do que em 2019; a Grécia, com 77 milhões e um decréscimo de 5,5%, e a Holanda, que recebeu 50,8 milhões de dormidas durante o período, mais 5,2% do que no Verão de há três anos. O Reino Unido, Irlanda, Croácia, Suíça e Turquia não reportaram dados suficientes que permitissem a elaboração de estatísticas.

Com o fim do Verão, a continuação do tempo quente significou que os números de turistas não diminuíram com a chegada do mês de Setembro. No nono mês do ano, a Espanha encabeçou a lista dos países com o maior número de estadas turísticas, com um total de 48,7 milhões; seguida da Itália, com 45,6 milhões; e da Alemanha, com 42,5 milhões. Segundo os peritos, o turismo da UE está no bom caminho para a recuperação total a nível europeu.

 

Fonte: Eurostat, Tourism Statistics, November 2022

23 Novembro 2022