Tráfego Aéreo pode retomar aos níveis de 2019 até ao final de 2023

Tráfego Aéreo pode retomar aos níveis de 2019 até ao final de 2023

O número de voos na Europa pode voltar aos níveis de 2019 (anteriores à pandemia COVID-19), em 2023, de acordo com uma nova estimativa da Eurocontrol, agência europeia para a segurança da navegação aérea, que antecipa o retorno a estes números, baseados no aumento de voos registado no Verão e em novas condições do mercado. Em Maio, esta organização fez uma previsão para o tráfego aéreo europeu, tendo indicado que só recuperaria, no mínimo, em 2024. Esta nova previsão substitui a previsão anterior e cobre um horizonte temporal de 7 anos. "Estamos optimistas com a recuperação do tráfego para os níveis de 2019 antes do previsto, com um cenário de base que estima uma realização de 9,8 milhões de voos em 2022, apenas 11% menos que em 2019 ”, comunicou o administrador executivo do Eurocontrol, Eamonn Brennan.

Brennan explicou que a melhoria da previsão se deve ao facto de no ano passado a Europa ter registado apenas cinco milhões de voos e, este Verão, ter-se mostrado mais animador, com tráfego próximo do cenário optimista anterior e às expectativas das companhias aéreas. “Esperamos ver realizados cerca de 6,2 milhões de voos este ano, ainda 44% menos do que em 2019, mas devemos estar cientes de que ainda existem riscos significativos que podem afectar a recuperação”.

Os riscos incluem o facto de que a recuperação económica permanece frágil, existir volatilidade com os preços do petróleo e dos combustíveis a poderem afectar os preços das viagens, mudanças futuras no espaço aéreo e na rede, o risco resultante do Brexit, ataques terroristas, proibições de deslocações entre países, guerras e desastres naturais, que são impossíveis de prever.

A previsão inclui três cenários. Tanto o cenário base quanto o cenário optimista mostram uma recuperação para os níveis de 2019 durante o decurso de 2023, enquanto o cenário baixo atrasa o retorno aos níveis pré-pandémicos até 2027.

O cenário optimista prevê que a campanha de vacinação continue tanto na Europa quanto no mundo, com vacinas confiáveis e eficazes, mesmo contra variantes que possam entretanto aparecer. Com uma abordagem inter-regional coordenada, as restrições às viagens abrandaram e a maioria dos fluxos inter-regionais será reiniciada em meados de 2022. As viagens de negócios irão recuperar rapidamente neste cenário.

O cenário de base é semelhante, mas os fluxos para fora da Europa mostram uma recuperação mais lenta (em parte como resultado da falta de uma abordagem inter-regional coordenada) e as viagens de negócios só irão recuperar para os níveis anteriores à pandemia de COVID em 2023.

O cenário pessimista considera o impacto de vários riscos negativos, como taxas de vacinação lentas/irregulares, a necessidade de novas vacinas devido a novas variantes, a reintrodução de confinamentos e medidas de natureza semelhante, a continuação ou reintrodução de restrições de viagens, riscos económicos derivados do crescimento dos preços da energia e uma queda de longo prazo na propensão das pessoas para viajar.

18 Outubro 2021