Tendências: Verão 2022 com mais viagens internacionais longínquas, cidades e estadas sustentáveis

Tendências: Verão 2022 com mais viagens internacionais longínquas, cidades e estadas sustentáveis

A operadora mundial de arredamento turístico (HomeToGo) publicou a sua previsão para o Verão de 2022. Na estimativa para a próxima época alta, identifica-se que os veraneantes de todo o mundo planeiam este ano viajar no Verão, após dois anos, uma vez que existem poucas restrições de viagem em vigor. Em 2022 (desde 1 de Janeiro a 20 de Abril), à escala global, o mercado de alugueres de férias registou um aumento mundial de aproximadamente +60% na procura de alugueres de férias para o próximo Verão, e um aumento de +9% quanto à duração média da estada. Além disso, mais de metade (56%) de toda a procura de alojamento de férias, em todo o mundo em 2022, são para estadas em destinos internacionais, que já registaram mais de 34% de procura em 2021.
 
Destinos de viagens internacionais em ascensão
Num recente inquérito ao consumidor global realizado pela HomeToGo a 1.900 pessoas é de destacar que:
- 82% dos inquiridos americanos afirmaram que querem viajar mais este ano em comparação com 2021;
- A tendência de procura em todo o mundo aponta para destinos longínquos..
- As grandes preferências são para alugueres de férias em Bali (+201%), +126% Santorini (Grécia) e +62% Ilhas Maldivas.
 
Está a regressar a preferência pelas cidades
As capitais são outro tipo de tendência de destino para a próxima época alta, com a HomeToGo a observar aumentos convincentes de procura por Lisboa (+320%), Londres (+266%), Roma (+237%), Copenhaga (+227%) e Paris (+185%). Ainda de acordo com o inquérito realizado mais de um terço (38%) dos inquiridos britânicos planeiam visitar cidades durante as férias, tornando as estadas urbanas o segundo tipo de viagem mais popular logo a seguir às estadas relacionadas com sol e mar.
 
Estadas e Sustentabilidade
Mesmo com uma maior liberdade nas viagens internacionais, e um desejo observado de viajar para o estrangeiro, os destinos domésticos continuarão a ser populares durante a época de Verão, seguindo uma tendência dos últimos dois anos, 42% dos viajantes alemães que foram inquiridos pretendem visitar locais dentro do seu país. As preocupações de sustentabilidade são uma das forças que impulsionam esta tendência contínua, já que dois terços (67%) dos viajantes alemães afirmam que o respeito pelo ambiente desempenha um factor determinante na sua escolha do destino de férias. Noutras partes do mundo, os viajantes dos EUA estão a tornar-se “eco conscientes” na escolha do seu alojamento, com mais de um terço (35%) dos participantes americanos a afirmar que é mais provável reservarem uma casa de férias com características amigas do ambiente. Nos exemplos de características seleccionadas incluem fontes de energia renováveis e design amigo do ambiente.

06 Mai 2022