Tendências: quartos inteligentes em hotéis inovadores

Tendências: quartos inteligentes em hotéis inovadores

A indústria tecnológica desenvolveu inúmeras aplicações cujo objectivo é, nada mais nada menos, do que tornar as nossas vidas mais simples, fáceis e, claro, mais práticas. Os quartos inteligentes tornaram-se definitivamente numa das tendências mais fortes da indústria hoteleira. Graças à tecnologia, hoje em dia é possível que o desenvolvimento de certas tarefas básicas dentro de uma quarto esteja apenas à distância de um clique.

O que é uma Quarto Inteligente?

Quando falamos de quartos inteligentes de hotel, a ideia de um espaço com toques futuristas e com a tecnologia como protagonista seguramente é o que imaginamos. Um quarto inteligente é, portanto, um espaço preparado com diferentes tipos de equipamentos tecnológicos que permitem a automatização de várias tarefas dentro do quarto. Por esta razão, foram criadas várias aplicações tecnológicas, cujo principal objectivo é facilitar a execução de certas actividades e conseguir que o controlo das mesmas possa ser feito de forma ágil e simples através de um dispositivo móvel.

Usos e Aplicações para um Quarto Inteligente

Desenhar um quarto ou sala inteligente é uma tarefa que requer muita precisão, conhecimento e criatividade. Embora possamos obter no mercado diferentes aplicações para este tipo de necessidades, é essencial conhecer os aspectos básicos como a compatibilidade dos elementos entre si, as características de cada um deles e as vantagens que oferecem. O funcionamento de um quarto inteligente baseia-se na montagem de vários dispositivos com ligação à Internet e na possibilidade de receber informação digital. Os quartos inteligentes de hotel podem incluir funcionalidades como o controlo por voz, e a automatização através do telemóvel, e até existem aplicações que promovem a eficiência energética. 

Benefícios dos Quartos Inteligentes em Hotéis

Sem dúvida, os quartos inteligentes estão a tornar-se uma tendência, pois não só estão a estabelecer-se em habitações, como também no sector da hotelaria. De facto, a indústria hoteleira procura integrar novas tecnologias nos seus espaços, de modo a elevar a experiência do utilizador a outros níveis. Graças às vantagens das novas tecnologias, os quartos inteligentes oferecem grandes benefícios aos hotéis, entre os quais se destacam os seguintes:

- Mais sustentabilidade

Para os hotéis, os quartos inteligentes representam uma das melhores formas de atingir um alto padrão de sustentabilidade. Isto é possível graças a todas as possibilidades de poupança de energia oferecidas pelos vários dispositivos electrónicos. Por exemplo, a utilização de lâmpadas inteligentes, e a opção de controlar o aquecimento automaticamente, e desligar aparelhos que não estão em uso, que irá, sem dúvida, reflectir-se numa redução do consumo.

- Personalização

Hotéis inteligentes garantem que a experiência do utilizador exceda as suas expectativas e que a sua estada seja completamente agradável e confortável. Por exemplo, com a automação, a TV pode ser configurada com o nome de cada hóspede; também podem aceder às suas contas pessoais Netflix ou Spotify.

- Redução de custos

As aplicações tecnológicas trazidas para o sector do turismo permitem reduzir os custos operacionais, permitindo a configuração, manutenção e gestão centralizada de dispositivos inteligentes em cada espaço. Para além da poupança de energia, representa uma enorme oportunidade para minimizar os custos.

Aqui estão alguns exemplos de capacidades dos quartos inteligentes:

- Entretenimento e controlo por voz

Graças aos altifalantes inteligentes, o utilizador poderá aceder à música ou ao conteúdo televisivo oferecido pelo hotel apenas mencionando alguns comandos simples.

- Serviços mais ágeis e eficazes

Com todos os dispositivos inteligentes, o hotel aumenta consideravelmente a sua capacidade operacional. Por exemplo, encomendar comida ou bebidas ao serviço de quartos está agora a apenas alguns cliques de distância. A eficiência é aumentada e tem um impacto positivo na percepção do cliente.

- Opções predefinidas

Com o uso de dados precisos, os hotéis podem estender, personalizar e executar serviços adaptados a cada hóspede individual.

Sintetizando, os quartos inteligentes nos hotéis são o novo grande desafio que a indústria hoteleira enfrenta. No entanto, com um plano devidamente executado, as novas aplicações inteligentes serão dos melhores aliados para a gestão e administração de um hotel.

 

Fonte: Smartvel, travel technology provider, Nov, 2022

04 Novembro 2022