Tendências: procura dos destinos, influência climática e de outras condições complementares

Tendências: procura dos destinos, influência climática e de outras condições complementares

O impacto da pandemia nos destinos turísticos, tem diminuído sempre que o tempo quente e seco se aproxima. Em consonância com este factor, foi realizado um estudo sobre as preferências dos consumidores, que estabeleceu uma correlação não só entre as temperaturas médias anuais e as taxas de precipitação de cada cidade para obter uma pontuação normalizada de 1 a 10, como também se associou outros factores/condições complementares. Concluindo-se que, em termos genéricos, a preferência por destinos com temperaturas mais elevadas e os níveis de precipitação mais baixos (aparecem com pontuações mais elevadas).

Para aqueles que procuram umas férias ao sol, esta investigação realizada pela empresa britânica money.co.uk revela os principais destinos com o melhor tempo, sendo surpreendente a 7ª posição de um destino turístico muito popular como é o caso de Banguecoque.

O Dubai é o melhor destino para quem estiver à procura de climas mais ensolarados, uma vez que alcançou um a pontuação máxima. A temperatura média no Dubai é de 28,2 graus celsius, e há apenas 68mm de precipitação por ano. A capital dos Emirados Árabes Unidos ligeiramente abaixo do seu vizinho, com Abu Dhabi a atingir 9,9/10. As temperaturas são ligeiramente inferiores a 27,9 graus, mas há menos chuva em termos médios, com apenas 42mm a cair. A terceira melhor cidade em termos de clima é outra capital do Médio Oriente - a cidade de Manama, no Bahrain - que tem a mesma temperatura média que Abu Dhabi, mas possui uma precipitação muito mais elevada com 85mm.

No que respeita a outros referenciais complementares destacamos: Basileia, na Suíça é considerada a cidade mais cara para uma permanência mais longa, uma vez que o custo de vida anual é de 63.754 euros. No sentido oposto, o destino mais acessível é Istambul, onde o custo de vida anual médio é de apenas 12.753 libras, representando menos 40.995 libras que o destino Basileia, e 15.963 libras menos do que a média estudada. Quando hoje emerge uma nova realidade de trabalho em viagem, a melhor cidade do mundo identificada para se ter uma estada longa com esta finalidade é Austin nos EUA, que detém a terceira melhor velocidade de Internet do ranking, disponibilizando aos residentes uma velocidade média de 87,5 Mbps (Megabites por segundo), ao qual associa uma alta pontuação em termos de temperatura média (20,4ºC).

17 Dezembro 2021