Tendências: O que Poderá Emergir no Turismo Pós-Pandemia

Tendências: O que Poderá Emergir no Turismo Pós-Pandemia

O impacto da pandemia foi tremendo no Turismo. Após a crise, o sector deve aproveitar este período para se reinventar mais eficazmente. Os especialistas falam de grandes desafios para o Turismo pós-pandémico e fornecem algumas ideias sobre como nos adaptarmos a estes novos tempos.
 
Diferentes Tipos de Turismo
Que aspecto tem o Turismo após a pandemia? Até ao aparecimento da COVID-19, que paralisou o mundo, havia quatro grandes tendências no Turismo. Estas eram as que predominavam e esforçavam-se por encontrar o seu próprio mercado. As três primeiras foram consideradas "insustentáveis". A quarta, porém, já estava a evoluir no sentido de uma procura mais equilibrada.
 
Turismo de “massas”: viagens a locais emblemáticos. Dentro ou fora dos grupos. Com itinerários apertados e pouco tempo para tudo.
 
“Hiper” Turismo: é a forma menos sustentável de viajar. Muitos voos e estadas mínimas em cada destino. É o tipo de Turismo "tirar uma fotografia e partir". Contribui pouco, quer para o destino quer para o visitante.
 
Turismo "ocasional": este tipo de viagens não são muito planeadas e geralmente dependem de ofertas ocasionais. Inclui também viagens de fim-de-semana ou viagens românticas.
 
Turismo verde: do ecoTurismo ao Turismo social ou cultural. Estas são as últimas tendências, que enfatizam a qualidade da viagem, e não o número de fotos que podem ser tiradas em frente de monumentos ou de famosos skylines.
 
 

Novas Formas de Viagem
Qual será o aspecto do Turismo pós-pandémico? Quatro novas tendências surgiram no rescaldo da pandemia. Aparentemente parecem ter surgido para ficar. E algumas delas são óptimas novidades para o ambiente e para os destinos turísticos:
 
O MicroTurismo: Enfrentar uma pandemia tornou muitas pessoas conscientes do consumo excessivo em que o mundo está imerso. Isto deu lugar a "quase" experiências minimalistas. Pequenas, curtas, raras, únicas e originais, tornaram-se moda. E assim surgiram microprojectos, microeventos, microfestivais, microfestas, micromuseus, etc. Todos estes eventos são realizados sob rigorosas medidas sanitárias.
 
Turismo de última oportunidade: Este Turismo é aquele que envolve viagens a locais que podem desaparecer ou ser drasticamente modificados pelas alterações climáticas. Entre eles estão várias ilhas que podem desaparecer devido às alterações climáticas. Mas também monumentos naturais ou artificiais degradados, glaciares e muito mais exemplos espalhados pelo mundo.
 
O Turismo regenerativo: Esta tendência refere-se ao facto de que os turistas devem deixar o destino que visitaram em melhores condições do que quando chegaram. A ideia central é viajar, mas também melhorar o local que é visitado. E transformar o turista num verdadeiro "praticante da sustentabilidade" durante as suas férias.
 
Turismo de emergência: Também chamado 'Turismo de compensação', surgiu após a crise global de saúde. É uma espécie de evasão obsessiva. Vá para onde e como quiser, desde que viaje. E nem os meios nem a pegada de carbono importam mais. Por vezes até o destino não importa. Viajamos porque podemos e queremos muito, porque as restrições, criaram em muitos viajantes uma necessidade compulsiva e imperativa de viajar.

28 Junho 2022