Tendências mundiais do turismo em 2023

Tendências mundiais do turismo em 2023

As "viagens de retaliação" não enfraquecem

Após dois anos de crise sanitária, o desejo dos turistas de viajar pelo mundo mantém-se inalterado, apesar de um contexto económico complexo. Globalmente, as viagens de lazer continuam a ser robustas, com um aumento de cerca de 31% em Março de 2023 em comparação com 2019, de acordo com as observações do Mastercard Economics Institute. Os consumidores com rendimentos elevados impulsionam as despesas de consumo, apoiados pelo crescimento dos salários e por um excedente de poupança de 1,7 biliões (*) de dólares nos EUA e de 1 bilião (*) de euros na Europa.

A reabertura da China alterou a situação

A China reabriu gradualmente as suas fronteiras depois de ter encerrado o turismo durante três anos devido à Covid-19. Esta reabertura terá repercussões no sector das viagens a nível mundial e na economia global. De acordo com as últimas estimativas do Mastercard Economics Institute, a inflação e as taxas de juro elevadas deverão fazer com que o crescimento real do PIB mundial desça para 2,8%, em termos anuais, ao longo de 2023, contra 3,4% no ano passado.

"Dada a possibilidade de um abrandamento nos EUA e na Europa, a reabertura da China continental poderá dar um impulso muito necessário ao crescimento global", refere o estudo. A reabertura beneficiará sobretudo as economias da região Ásia-Pacífico. Em menor escala, a Europa também deverá beneficiar desta reabertura.

Destinos em alta: Turistas da Ásia-Pacífico e dos EUA determinam o ritmo

Os mercados do nordeste asiático, especialmente a China continental e Hong Kong, devem crescer, enquanto a Índia, a Austrália e a Nova Zelândia esperam um crescimento moderado. Além disso, a forte base de consumidores dos EUA e o interesse sustentado no turismo atrairão os americanos para a América Central, Caraíbas e Europa. Os países europeus orientados para o turismo, como Espanha, França, Itália, Portugal e Grécia, poderão beneficiar desproporcionadamente das chegadas de turistas internacionais.

Os europeus querem viajar mais...

Se nos centrarmos nas intenções de viagem dos europeus, os destinos turísticos mais populares permanecem praticamente os mesmos do ano passado. No entanto, com algumas alterações, nota-se a ausência de Portugal neste ranking (aparecia há um ano) quando os Estados Unidos sobem um lugar, evidenciando um desejo crescente entre os viajantes de se aventurarem para mais longe de casa.

As memórias do Verão de 2022, e dos seus terríveis incêndios, influenciam a escolha dos destinos de viagem. As ondas de calor extremas e os riscos de incêndios florestais no sul da Europa levaram os viajantes a explorar o norte do continente, incluindo o Reino Unido, a Escandinávia, os Países Baixos, a Suíça e a Alemanha.

Novos horizontes

De acordo com o estudo, os viajantes dão prioridade às despesas em experiências como jantar fora, actividades de lazer, casinos, clubes nocturnos e outras actividades semelhantes, em detrimento da compra de bens materiais como vestuário, equipamento electrónico, brinquedos e cosméticos. O estudo também revelou um interesse crescente em explorar destinos menos conhecidos para experiências culturais únicas.

 

(*) utilizada terminologia anglo-saxónica

Fonte: MASTERCARD ECONOMICS INSTITUTE - Travel Industry Trends 2023 (May)

30 Mai 2023