Tendências: generalização do eVisa

Tendências: generalização do eVisa

O visto é um dos documentos mais importantes para viajar pelo mundo sem problemas e sem quaisquer dificuldades. É um documento de autorização emitido por um país específico a viajantes estrangeiros, que dá permissão para entrar e permanecer no estrangeiro. Como todos os outros processos oficiais, os vistos tradicionais também estão num processo de transferência para o formato digital. Actualmente, uma grande parte dos governos já emitem vistos electrónicos (também conhecido como eVisa) para que os viajantes internacionais o possam utilizar.

O que é um eVisa?

O eVisa é um documento oficial de autorização de viagem que concede aos visitantes estrangeiros permissão para entrar em qualquer destino seleccionado. eVisas são geralmente emitidos para estadas de curta duração relacionadas com lazer, negócios, ou em trânsito. É o tradicional visto mas agora electrónico. Uma das diferenças significativas entre o visto electrónico e o normal está no processo de pedido. Este processo de pedido não requer uma ida a uma Embaixada e pode ser realizado inteiramente online, o que contrasta com os vistos tradicionais que só podem ser solicitados através de uma Embaixada. Além disso, tanto os requisitos como o processo de pedido são muito mais longos e complicados do que o dos vistos electrónicos.

O eVisa é muito fácil de obter e o seu tempo de processamento leva apenas até 72 horas. Ao contrário dos vistos tradicionais, não há necessidade de esperar em filas, passar por entrevistas sobre o motivo porque requer o visto, esperar semanas pela aprovação, ou desperdiçar dinheiro e tempo em visitas às Embaixadas. Hoje, em muitos países, já se podem solicitar visto electrónico para mais de 50 diferentes destinos mundiais.

Quais são os diferentes tipos de eVisa?

Todos baseados no motivo da viagem, sendo os principais os seguintes tipos:

eVisa Turístico: como o nome indica, eVisa turístico é um tipo de eVisa que só pode ser utilizado para Turismo. Os titulares de eVisas turísticos podem introduzir o destino desejado e as razões ou opções disponíveis de lazer relacionadas com o Turismo. Este é o tipo de eVisa mais popular. Alguns países removeram mesmo requisitos adicionais para obter o visto electrónico para viajantes estrangeiros que solicitem este tipo de visto.

eVisto de negócios: o eVisa de negócios é válido para viagens de negócios. Pode ser mais caro do que o eVisa turístico. Quem quiser viajar por motivos de negócios deve obter este tipo de visto electrónico. Os titulares de visto electrónico de negócios englobam também reuniões, seminários, e conferências no estrangeiro. Para além de negociar novos contratos, procurar novas oportunidades de negócios, ou simplesmente fazer uma viagem de negócios.

Visto electrónico de trânsito: o visto electrónico de trânsito é concedido a viajantes que queiram viajar com uma escala noutro país estrangeiro. Por exemplo, um viajante estrangeiro que pretenda viajar para o Ruanda através do Quénia, deve solicitar o visto electrónico de trânsito no Quénia para poder fazer uma escala no país.

O eVisa é fácil de obter e pode ser incluído nas aplicações e procedimentos electrónicos (APP) necessárias e relacionados com a Covid-19.

Para evitar o Covid-19, é essencial manter o distanciamento social, o que é quase impossível no caso da obtenção de vistos tradicionais, pois é necessário visitar a Embaixada para cumprir as formalidades necessárias. Outra das vantagens do eVisa é o facto de ser muito menos caro do que qualquer visto tradicional. Por exemplo, um visto electrónico para o Canadá custa apenas 49 euros e permanece válido durante 5 anos desde a sua emissão, permitindo inúmeras visitas dentro desse período.

Como solicitar um visto electrónico online?

Pode solicitar o seu visto electrónico seguindo um processo de pedido “online”. Todo o processo consiste em passos simples: possuir um passaporte válido, aceder ao formulário de pedido e preenchê-lo, fornecendo detalhes básicos tais como endereço electrónico, número de passaporte, objectivos da viagem, e qualquer outra informação adicional (quando requerida). No fim, pagar a taxa referente ao eVisa através de qualquer método de pagamento online. Somente após o pagamento da taxa o seu pedido será submetido. Após finalizar a apresentação do pedido, receberá um e-mail com um número de confirmação da aprovação do pedido. Após o processamento dos documentos necessários, o seu eVisa será entregue no seu endereço electrónico. Em apenas 72 horas, pode imprimi-lo ou então, como referimos, existem já possibilidades de o juntar a reconhecidas aplicações electrónicas.

24 Agosto 2021