Tendências: estratégias de marketing turístico

Tendências: estratégias de marketing turístico

Quando hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo e, apesar de tradicionalmente o sector das viagens e Turismo ter-se mostrado sempre resiliente face às dificuldades com que se deparou ao longo dos tempos, todas as entidades pensam em formas de retomar a actividade, quando ainda não chegamos, a nível global, ao momento da pós-pandemia. Todavia, onde for possível, como retomar a actividade? Na área fundamental do marketing, que estratégia implantar em 2021? Em termos conceptuais, as estratégias de marketing turístico consistem em destacar as qualidades dos produtos e serviços que visam satisfazer as necessidades dos clientes actuais e potenciais, de modo a atingir os objectivos delineados no plano de marketing. Estes objectivos devem ser realizáveis e mensuráveis.

As três principais funções do marketing de Turismo são:

  • Promover os produtos e serviços de uma empresa através de diferentes canais, por exemplo, com o objectivo de obter visibilidade;
  • Aumentar as vendas;
  • Proporcionar a oportunidade de oferecer a cada cliente um produto personalizado de que realmente necessita.

Como passar da Estratégia de Marketing Turístico à Acção

"A visão sem acção é um sonho. Acção sem visão é um pesadelo”, diz um famoso provérbio japonês que em síntese significa termos de ter “Pensamento, Vontade e Acção”, e talvez a acção seja o elemento que falta à estratégia de marketing dos negócios turísticos para alcançar os resultados desejados.

Em termos de sugestão, que abaixo são brevemente abordadas, apresentamos estratégias cruciais de marketing turístico (em especial na área digital) para o negócio do Turismo:

Um vídeo vale por mil palavras...

De acordo com Wideo.co, que é uma ferramenta de criação de vídeo online, 80% dos utilizadores que visitam um site assistem a um vídeo, enquanto apenas 20% lêem conteúdo escrito. Isto significa que os vídeos serão sempre mais atractivos para os clientes que visitam o seu sítio na internet para uma consulta ou pesquisa. Estes números também explicam o “boom” dos vídeos no Turismo, pois permitem aos consumidores 'experimentar' ou 'viver' a experiência antes de tomarem a sua decisão final.

O foco no telefone

A ideia de reservar férias utilizando o telemóvel é cada vez mais atractiva. A maioria das companhias aéreas tem agora uma aplicação de onde pode reservar bilhetes, e algumas até vendem pacotes completos de hotéis, transferes, excursões, reservas em restaurantes e, devido à pandemia, recomendações para centros médicos onde podem ser feitos testes COVID-19, tudo num só local.

Ser mais social

Ser sociável já não é uma questão de ter os amigos mais "reais", mas ter mais seguidores nas redes sociais, o que se tornou uma norma para todas as empresas.

O primeiro passo é escolher a rede social que melhor se adapta ao seu negócio. Para as empresas de Turismo, a Instagram é o lugar certo, uma vez que as vantagens visuais que oferece são uma forma extraordinária de mostrar produtos e serviços, não só em fotos, mas também em Stories (um recurso que tem como objectivo melhorar a interacção entre os utilizadores, e que consiste na possibilidade de publicar fotos ou vídeos que ficam acessíveis 24 horas, autodestruindo-se após este prazo), IGTV (que é uma aplicação vídeo autónoma do Instagram para smartphones Android e iOS. Permite vídeos mais longos em comparação com os feeds Instagram, que reúne todas as publicações do perfil e serve como um resumo do conteúdo que foi produzido. Por isso, é fundamental organizá-lo, porque projecta o conceito e o visual que deseja transmitir aos seus seguidores. Enquanto o IGTV está disponível como aplicação autónoma, a funcionalidade básica está também disponível dentro da aplicação Instagram e do sítio na internet. Agora, esta rede social possui o Reels, que é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos. Com esta funcionalidade, a rede social aumentou o seu leque de possibilidades, indo além dos Stories e IGTV. O Reels assume-se como concorrente directo do TikTok, a popular aplicação chinesa.

A outra recomendação é reservar os serviços de um bom gestor da “comunidade (seguidores)” turística, que saiba traduzir as suas ideias em conteúdos que se transformem posteriormente em vendas.

Seguir o cliente até à sua decisão de compra

Já ouviu falar de “remarketing”? Talvez alguma vez tenha visitado um website para verificar os preços dos bilhetes para um destino turístico e pensado, "Vou comprá-los mais tarde", pode constatar que ao ver outro sítio na internet muitas e variadas vezes aparecem anúncios de voos para o destino que esteve a analisar e que adiou a compra. É este o procedimento e a estratégia de “remarketing”, isto é, persegue os clientes online até que decidam comprar. Este procedimento pode ser implementado através de anúncios nas redes sociais.

Uma fábrica de envolvimento

Hoje, as redes sociais continuam a ser o maior aliado das estratégias de marketing turístico. A possibilidade que os media oferecem para fazer sessões ao vivo ou vídeos tornou-se numa autêntica “fábrica” para duplicar a quantidade de gostos, partilhas e comentários, o que se traduz em mais envolvimento em plataformas como InstagramFacebook, e Twitter. Quando um gestor de uma “comunidade (seguidores)”  turística envia uma mensagem, recomenda-se que seja precisa, clara e directa para o público-alvo, porque dá origem a novos seguidores e mesmo a novos potenciais clientes.

27 Setembro 2021