Tendências: É possível a inteligência artificial optimizar a gestão dos empreendimentos turísticos

Tendências: É possível a inteligência artificial optimizar a gestão dos empreendimentos turísticos

Muitas cadeias hoteleiras a nível mundial mostram um interesse crescente no potencial da inteligência artificial para optimizar a gestão. Ao longo do tempo, têm vindo a ser testados e recolhidos dados no sentido de ser explorado o potencial da IA nestas organizações. Com o poder e evolução crescente das tecnologias, o acesso à informação é cada vez maior, mostrando a necessidade da recolha ser selectiva para não sermos assolados por um excesso de dados e de informação. Neste sentido, a atenção está a tornar-se mais focada, mais virada para um nível estratégico como previsão de resultados a necessidade de se ter ou não novos hotéis e de que tipo, o que ajuda por exemplo na tomada de decisão relacionada com novas aquisições, bem como em soluções que visem optimizar os negócio existentes.

No âmbito da gestão, e através de uma selecção de indicadores-chave, é possível prever com grande precisão os seus resultados. Um dado que se mostra hoje muito relevante é a taxa de conversão, isto é: podemos aceder à informação de um empreendimento turístico ou até de um destino turístico mas isto não significa necessariamente uma reserva ou aquisição de um serviço. Através da análise de dados de navegação na internet, combinados com os padrões históricos de propensão para a compra por parte dos consumidores, é possível determinar e identificar padrões relevantes, como as várias motivações de compra e a probabilidade de uma tomada de decisão em tempo real, assentes nesses padrões.

Este processo facilitará a afinação, aprimoramento e personalização da experiência de compra digital. Neste sentido, estão a ser realizados testes que têm obtido bons resultados, tanto na fase de aquisição como na denominada fase de conversão, graças à adaptação/ajustamento do serviço, das campanhas e até dos preços a cada utilizador individualmente. Neste processo de teste, para além das interacções, também estão a ser consideradas as interacções físicas, quer nos empreendimentos turísticos, quer através dos contact center, para fazer previsões do comportamento ou preferências dos clientes actuais e potenciais. Desta forma, a resposta às necessidades específicas de cada um pode ser optimizada, facilitando o processo de compra e aumentando o seu nível de satisfação.

Neste momento, o foco da IA neste processo de desenvolvimento tem incidido em três aspectos fundamentais:

  • Previsão da procura, que possibilite uma gestão pró-activa da disponibilidade, adaptando preços e recursos com base nas previsões;
  • Optimização dos requisitos digitais disponíveis, graças a um melhor entendimento das necessidades e preferências dos clientes actuais e potenciais;
  • Previsão de indicadores de gestão das empresas, onde a ocupação é considerada fundamental e a gestão optimizada dos recursos pode fazer toda a diferença em ter lucro ou incorrer em perdas significativas.

30 Agosto 2021