Tendências do mercado turístico britânico para este Verão

Tendências do mercado turístico britânico para este Verão

A pesquisa efectuada pela plataforma de reservas de hotel, Hoo, revelou que a tão esperada lista verde de viagens pouco fez para aumentar o sentimento dos turistas, com 86% a planear ficar perto de casa neste Verão.

No início do ano (Janeiro 2021), quando a incerteza das viagens para 2021 estava no seu auge, o rastreador de sentimento de férias da Hoo tinha detectado que 88% dos britânicos não planeava viajar para o estrangeiro este ano.

Em Março, em resposta ao levantamento da proibição de viajar, a Hoo observou que 65% das pessoas não planeavam viajar para o estrangeiro. Mais uma vez, 14% pretendiam efectuá-lo, enquanto 21% mantinham-se na expectativa se as restrições iriam realmente diminuir.

No entanto, agora que as restrições foram levantadas, parece que o pequeno número de destinos da lista verde pouco fez para tentar os 21% que estavam indecisos em Março.

Quando questionados se iriam de férias, agora que a proibição de viagens internacionais tinha sido levantada, 86% dos inquiridos declararam que ficariam no Reino Unido, com apenas 14% a planearem ir para o estrangeiro.

A oportunidade de viajar sem quarentena é compreensivelmente um factor que influencia aqueles que optam por viajar. Apenas 13% declararam que planeariam umas férias independentemente da lista de cores em que o destino se encontre, enquanto 11% evitariam destinos da lista vermelha. No entanto, três quartos dos turistas planeiam neste Verão evitar tanto destinos da lista amarela como da lista vermelha.

A boa notícia, pelo menos para a indústria do turismo do Reino Unido, é que as estadas em solo britânico continuam a ser muito importantes. A investigação da Hoo descobriu que 66% britânicos estão a planear permanecer no Reino Unido este Verão, independentemente de também pretenderem ou não ir para o estrangeiro.

Ainda segundo Adrian Murdock, da Hoo: "Está a tornar-se cada vez mais claro que, apesar dos esforços para impulsionar as viagens internacionais este ano, grande parte do Reino Unido continua a contentar-se em ficar e desfrutar de mais um Verão em turismo interno. Isto não é surpreendente, dada a incerteza do ano passado em que muitas pessoas foram apanhadas pelas alterações às restrições das viagens durante as férias no estrangeiro."

É bem possível que esta intenção de viajar aumente se mais destinos forem reclassificados, passando a ser considerados na lista verde, porque actualmente, as opções são bastante limitadas.

25 Mai 2021