Tendências: como irá o comportamento mudar após a vacinação COVID-19?

Tendências: como irá o comportamento mudar após a vacinação COVID-19?

Novo inquérito do Fórum Económico Mundial revela tendências pós-pandémicas, após mais de 3 mil milhões de doses de vacina COVID-19 terem sido administradas a nível mundial. De acordo com este inquérito, três quartos das pessoas disseram que continuariam a distanciar-se socialmente e a usar máscaras pós-vacinação. No entanto, as respostas variaram por país em termos de quando as pessoas se sentiriam confiantes em retomar actividades tais como viajar de avião ou ir a restaurantes.

À medida que um número crescente de países começa a flexibilizar as restrições às viagens, socialização e máscaras, como irão as pessoas reagir?

Com esta questão de base, no início de Junho, a empresa de sondagens Ipsos, num trabalho produzido para o Fórum Económico Mundial, realizou um inquérito a 12.497 adultos com mais de 18 anos e menos de 75 anos de idade, em nove países, e perguntou-lhes sobre as suas intenções. Os participantes foram seleccionados com base no pressuposto de que teriam sido vacinados até ao levantamento das restrições no seu país de origem.

Pelo menos três quartos dos inquiridos disseram que iriam continuar com as práticas de distanciamento social e de uso de máscaras.

No México, 86% das pessoas continuarão a aderir às medidas de distanciamento social. Da mesma forma, 85% dos mexicanos inquiridos pela Ipsos disseram que continuarão a usar uma máscara em locais públicos. Não muito atrás estão o Brasil (83%), o Japão e a Itália (ambos com 79%), e o Reino Unido (78%).

No entanto, as respostas variaram mais quando se trata de actividades públicas. O Japão foi o menos interessado (com 38%) no que concerne ao regresso a eventos desportivos ou concertos, enquanto os EUA registaram a menor percentagem de pessoas (48%) dispostas a regressar aos transportes públicos.

Em contrapartida, estas foram as respostas mais positivas:

82% dos italianos estão prontos a voltar a comer em restaurantes;

67% dos mexicanos irão utilizar transportes públicos;

62% das pessoas no México também estão prontas para recomeçar a assistir a eventos desportivos ou concertos.

Hesitação quanto à igualdade no acesso às vacinas

O número de pessoas vacinadas continua a aumentar a nível mundial. De acordo com números compilados pelo Our World in Data, quase um quarto da população mundial recebeu pelo menos uma dose. Estima-se que serão administradas 34 milhões de doses por dia, totalizando mais de 3 mil milhões. No entanto, apenas 1% da população dos países de baixos rendimentos recebeu pelo menos uma dose de vacina.

Se por um lado uns não têm o acesso desejado, por outro a hesitação quanto à vacina continua a ser um problema em algumas partes do mundo. Nos EUA, alguns Estados têm recorrido a ofertas e incentivos para encorajar as pessoas a tomarem a vacina contra a COVID-19. A BBC procurou mesmo desmascarar uma série de vídeos virais que alegavam falsamente que as vacinas estão a tornar as pessoas magnéticas.

Transporte aéreo

Talvez sem surpresa, uma vez que o retorno às viagens de avião está a tornar-se uma realidade, muitas pessoas ainda terão reservas em utilizar o transporte aéreo. O número de vacinações está no centro de algumas das suas preocupações. O país com o mais alto grau de optimismo em relação a voar é, mais uma vez, o México. Mas em todos os nove países inquiridos pela Ipsos, existe uma grande relutância em voar para países onde não existe vacinação disponível para a população.

19 Julho 2021