Tendências: as tecnologias e a interacção com os clientes/turistas

Tendências: as tecnologias e a interacção com os clientes/turistas

A evolução tecnológica é rápida e mostra-se cada vez mais determinante na interacção entre as marcas e os clientes. Como referia recentemente um destacado quadro de um gigante tecnológico: o que é difícil é mudar a mentalidade de gestão das grandes marcas que todos consumimos, que ainda pensam e gerem os negócios como se estivessem em 2010 e os consumidores estão em 2021, com características e comportamentos diferentes de há mais de uma década.

Portanto, não é estranho que hoje as necessidades e a criatividade dos utilizadores moldem as notícias das marcas. Observando em particular o caso da TikTok em relação às viagens e Turismo, que em pouco tempo transformou-se na plataforma líder nos vídeos de formato de curta duração destinados a dispositivos móveis, tem assumido destaque como espaço onde, em ritmo crescente, as tendências aparecem e desenvolvem-se. Detendo já uma comunidade de mais de 100 milhões de utilizadores na Europa, que mostram através dela a sua autenticidade, criatividade e empenho, o mundo das Viagens e Turismo encontrou nesta plataforma um espaço para interagir com os seus públicos, e também atingir novos públicos, de uma forma diferente, criativa e única. Segundo dados de 2020, esta plataforma está disponível em mais de 150 países e tem mais de mil milhões de utilizadores. Possui ainda como dados relevantes: utilizadores activos mensais cerca de 850 milhões que originaram um total de mais de 2 mil milhões de downloads em 2020, a faixa etária com mais utilizadores entre os 10 aos 19 anos que rondam os 32,5% (1/3) dos utilizadores totais, e regista uma média de 52 minutos por utilizador por dia.

Devido aos números alcançados, a TikTok tornou-se numa montra para as marcas, e nos últimos meses várias empresas do sector do Turismo optaram por esta plataforma utilizando as diferentes soluções inovadoras que oferece, concentradas no que se denomina TikTok for Business, para causar impacto e interagir com os seus clientes/viajantes/turistas e impulsionar uma fidelização de forma simples.

Há empresa que lançam os chamados “Desafio Hashtag”, convidando os utilizadores a relembrar os seus melhores momentos de férias do passado, porque a TikTok é uma comunidade onde as marcas podem convidar os utilizadores a enriquecer os conteúdos das empresas. Os desafios têm-se mostrado muito positivos atingindo, em muitos casos, milhões de visualizações em escassos dias.

Já muitas empresa do sector das Viagens e Turismo, estão presentes nesta plataforma TikTok, partilhando experiências em hotéis em todo o mundo. Noutros casos, organizações turísticas regionais direccionam a sua aposta nos “segredos bem guardados da história, tradições, gastronomia etc, das vilas e cidades que nunca foram vistos”.

Entidades reconhecidas a nível internacional no Turismo, como são os exemplos a Swiss TourismNew Zealand Tourism ou no transporte aéreo como a Lufthansa, estão a revolucionar a interacção com seus clientes por meio de campanhas inovadoras na plataforma. Um dos exemplos mais significativos no sector veio da Ryanair, que conseguiu adaptar o conteúdo, criando um estilo e perfil ajustado ao seu público no TikTok e, em apenas um ano, desde que começou a criar conteúdos no seu perfil, já criaram uma comunidade de aderentes que ultrapassa as 762.000 pessoas e mais de 17 milhões de opiniões favoráveis, com uma taxa de adesão bastante elevada.

Nas observações efectuadas por especialistas, esta comunidade TikTok é intergeracional, global e mostra-se ávida por viajar. Prova disso é que a hashtag #Travel é uma das mais utilizadas, com mais de 43.700 milhões de visualizações, enquanto as suas diversas versões nas diferentes línguas acumulam milhões de visualizações.

A comunidade TikTok gosta de “subculturas” e de criar pequenos universos em torno de um tema. É o caso do desafio #TikTokTravel , que acumula mais de 23.400 milhões de visualizações e tem como objectivo mostrar “a diversidade do planeta” e descobrir os lugares mais especiais para os utilizadores da plataforma.

A comunidade TikTok também explora e segue novas tendências, como #LuxuryTravel , com mais de 438 milhões de visualizações; #SustainableTravel ou #EcoTourism,  que somados registaram em vizualizações mais de 16 milhões. Os utilizadores também são encorajados a partilhar as suas experiências, mostrando que a tendência deste ano aponta para contribuições relacionadas com o Turismo interno de cada país.

O TikTok permite que as marcas interajam com seus utilizadores de forma criativa e única, envolvendo-os na construção da imagem e dos valores da marca, além de convidá-los a enriquecer o conteúdo. Os criadores das comunidades têm-se mostrado fundamentais para fixar e definir a linguagem e o ADN de cada comunidade TikTok em relação aos conteúdos pretendidos. Existem alguns criadores já com imensa notoriedade como @gianfribul, @imartatravels ou @mikelboisset que criam conteúdo inspiradores e mostram experiências que geram nos utilizadores o desejo imediato de viajar.

09 Julho 2021