Sinais do movimento turístico para este Verão

Sinais do movimento turístico para este Verão

As viagens estão realmente de regresso? Ficamos pelo mais ou menos. Na realidade, o efeito da COVID-19 continua a sentir-se nas viagens, conforme mostra o Barómetro de Verão COVID-19 sobre a confiança dos viajantes  promovido pela LuggageHero's – esta é a sétima análise apresentada que teve o seu início em Março de 2020. Esta pesquisa em particular, assentou no impacto da pandemia nas viagens para o Verão de 2021.

Destacam-se como principais resultados:

  • 54% dos participantes ainda estão preocupados com as viagens deste Verão;
  • 51,6% das pessoas que já fizeram reservas, planearam uma viagem doméstica;
  • Desde Julho de 2020, tem havido um aumento de 66,4% nas viagens domésticas planeadas para o Verão de 2021;
  • 64,4% dos participantes já reservaram viagem para este Verão;
  • Mais de 61% dos inquiridos planeiam fazer uma viagem de lazer neste Verão.

Por outro lado, o impacto contínuo e generalizado da pandemia de Covid-19, parece dar sinais de abrandamento com o tráfego aéreo a começar a dar sinais de recuperação: em Maio de 2021, o aeroporto de Frankfurt (FRA) acolheu 1,25 milhões de passageiros. Estes valores representam um aumento anual de 356,9 por cento em relação a Maio de 2020. Contudo, este valor não pode ser comparável a um tráfego normal, porque a relação estabelecida assenta num baixo valor de base registado no ano anterior, quando os surtos de infecções paralisou a aviação comercial.

Agora, como as proibições de viagens estão a ser levantadas e as taxas de incidência estão a cair, os destinos europeus de férias em particular, viram a procura aumentar em comparação com Abril de 2021. Mais de 50.000 passageiros viajaram através do aeroporto de Frankfurt medidos em quatro dias diferentes do passado mês  Maio de 2021 – são os números mais elevados que foram registados desde o primeiro desconfinamento ocorrido no Verão de 2020. No entanto, o tráfego de passageiros é ainda 80,0 por cento mais baixo do que no período pré-pandemia de Maio de 2019.

Nos primeiros cinco meses de 2021, o aeroporto de Frankfurt (FRA) serviu um total de mais de 4,7 milhões de passageiros. Em comparação com o mesmo período em 2020 e 2019, isto representa uma diminuição de 59,2% e 82,6% respectivamente.

Os aeroportos em todo o mundo viram o tráfego de passageiros evoluir positivamente. Todos registaram um aumento significativo e, este aumento ocorrido no aeroporto de Frankfurt, pode constituir uma boa referência porque se trata do aeroporto principal de um dos maiores países emissores de Turismo.

 

16 Junho 2021