Sector da Aviação Comercial mostra preocupações quanto à utilização da Banda - C 5G

Sector da Aviação Comercial mostra preocupações quanto à utilização da Banda - C 5G

Nos E.U.A. os funcionários governamentais estão a trabalhar em conjunto para responder às preocupações levantadas pela indústria da aviação relativamente à implementação de novas operações de banda - C 5G (*).

De acordo com a Reuters.com, o Administrador da reputada Administração Federal de Aviação (FAA) Billy Nolen e o chefe da Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA) Alan Davidson reuniram-se na segunda-feira para discutir os possíveis problemas de segurança na área da aviação com a implementação desta tecnologia.

Enquanto a FAA e a NTIA recusaram-se a comentar a reunião, Nolen enviou previamente uma carta à unidade de telecomunicações do Departamento de Comércio " visando um atraso nas transmissões 5G da Banda C a partir de operadores de menor dimensão".

A FAA está alegadamente à espera que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) torne obrigatórias as medidas de mitigação propostas pela AT&T e pela Verizon relativamente a "19 operadores de telecomunicações mais pequenos e outros operadores emissores deste tipo de rede".

De acordo com a Reuters, Nolen escreveu na carta que "a segurança da aviação seria comprometida se o governo dos EUA não codificasse determinados limites operacionais adicionais na Banda C 5G".

No sector da aviação, existem receios de que o serviço 5G possa interferir com os altímetros dos aviões, com vários presidentes de grandes companhias aéreas a alertarem para uma "iminente crise catastrófica na aviação" expressos no decurso da reunião de Janeiro.

Em Junho, a AT&T e a Verizon concordaram voluntariamente em adiar a utilização da Banda C 5G até Julho de 2023, uma vez que as companhias aéreas irão trabalhar para resolver potenciais problemas de interferência.

(*) A Banda C 5G refere-se a uma banda alargada de radiofrequência entre 4 e 8GHz, espectro electromagnético atribuído para as transmissões via satélite, porque a simples 5G actua normalmente entre 2.4GHz e 4GHz

 

Fonte: Reuters, FAA, U.S. telecom agency hold 5G C-Band aviation talks -sources, Nov 1, 2022

03 Novembro 2022