Rentabilidade dos hotéis em abril aumenta a nível mundial

Rentabilidade dos hotéis em abril aumenta a nível mundial

Segundo dados publicados pela HotStats, o custo mais elevado das mercadorias ainda não está a abalar o desejo de viajar. Apesar dos preços recordes do gás, das tarifas aéreas flutuantes e da inflação paralisante que assola o globo, o desempenho hoteleiro manteve-se estável, se não mesmo melhorado, em Abril, com aumentos tanto ao nível das classificações hoteleiras superiores quer nas inferiores.

Nos EUA, o desempenho operacional bruto em Abril por quarto disponível (GOPPAR - Lucro bruto de exploração em comparação com a quantidade de quartos de hotel disponíveis)
atingiu 96,08 dólares americanos, o que correspondeu a 92% do valor registado na pré-pandemia. Esta subida foi considerada positiva, com um forte crescimento tanto na taxa de ocupação como na preço médio diário, sendo este último superior ao de Abril de 2019, em 5 dólares americanos em termos nominais.

A receita total por quarto disponível (TRevPAR) cifrou-se em 226 dólares, o que representava ainda um desvio de 40 dólares em relação ao nível pré-pandémico, em Abril de 2019.

Embora a rentabilidade esteja a crescer, a pressão das despesas continua a ser um problema para os operadores hoteleiros. Os salários totais continuam a aumentar à medida que a escassez de mão-de-obra afecta os hotéis que estão a entrar na importante época de Verão. As remunerações era de 66,50 dólares por quarto disponível em Abril, 46 dólares mais elevado do que em Abril de 2020, no auge dos confinamentos globais, mas ainda cerca de 20 dólares abaixo do valor da pré-pandemia.

A Europa em Modo de Recuperação
Embora a Europa permaneça abaixo dos EUA no que diz respeito ao desempenho numa base puramente monetária, continua a assistir a um aumento contínuo do desempenho nos seus indicadores de desempenho. O continente está agora a mostrar uma recuperação em forma de V ao longo da maioria dos indicadores de receitas e rentabilidade após uma queda abrupta de Outubro de 2021 a Janeiro de 2022. Desde então, a situação tem melhorado.

O TRevPAR atingiu 142 euros em Abril de 2022, o que permanece muito abaixo do valor de Abril de 2019, mas aumenta 390% em relação ao ano passado, em resultado tanto da subida do RevPAR como das receitas adicionais provenientes dos alimentos e bebidas.

O GOPPAR atingiu os 40 euros neste mês, um valor em ascensão, mas ainda se encontra em modo de recuperação e cerca de 11 euros abaixo do valor pré-pandémico. É um valor muito elevado em comparação com Abril de 2021, quando o GOPPAR passou a ser negativo.

A Ressaca da Expo 2020
Na sequência de uma mobilização exemplar, o Médio Oriente regressou novamente às origens em Abril, mas ainda está a apresentar um forte desempenho mês após mês. No final da Expo 2020, no Dubai, a região atingiu novos máximos de resultados, mas agora que o evento está concluído, o Médio Oriente procurará outras formas de prolongar o seu sucesso.

A ocupação em toda a região diminuiu cerca de 20 pontos percentuais em relação ao mês anterior, mas a ADR (receita média por quarto ocupado) manteve-se elevada em 245 dólares, o que é o valor mais elevado registado em mais de quatro anos e 71 dólares mais elevado do que em Abril de 2019.

O RevPAR ascendeu a 133 dólares, o que representa uma redução de 20 dólares em relação a Março, mas mais 2 dólares do que em Abril de 2019.

No Dubai, o RevPAR atingiu o seu valor mais baixo desde o início da Expo 2020 , sendo 20 dólares mais baixo do que em Abril de 2019. O GOPPAR acompanhou esta queda para 106 dólares, 22 dólares a menos do que em Abril de 2019.

Uma linha superior ainda forte levou a números de fundo sólidos em todo o Médio Oriente, com o GOPPAR de $85 a apenas $2 abaixo do seu nível de Abril de 2019.

China fechada
Com partes da China ainda em confinamento devido à COVID-19, o desempenho da Ásia-Pacífico foi um sucesso. Pelo segundo mês consecutivo, na China, o GOPPAR esteve em território negativo a 4,31 dólares. A boa notícia para os hoteleiros é que após um confinamento de dois meses em Xangai, a cidade está agora em movimento, pondo fim a esta situação a partir de 1 de Junho.

Após ter atingido uma taxa de ocupação de 65% em Julho de 2021, registou-se uma taxa de 33% em Abril de 2022, a mais baixa desde Fevereiro de 2021.

03 Junho 2022