Relatório da WTTC mostra como as viagens e turismo podem proteger a natureza

Relatório da WTTC mostra como as viagens e turismo podem proteger a natureza

Um novo relatório da Conselho Mundial para as Viagens e Turismo (WTTC) mostra como as viagens e o turismo podem desempenhar um papel fundamental para travar e inverter a destruição da natureza.

O relatório "'Nature Positive Travel & Tourism" publicado pela WTTC foi lançado antes da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), onde os governos globais irão ultimar acções para transformar a relação da sociedade com a natureza e oferecer uma nova esperança para a conservação desta.

"A actividade humana resultou numa perda devastadora do habitat natural e da biodiversidade, com uma em cada quatro espécies a enfrentar agora a extinção", disse a Presidente Executiva da WTTC, Julia Simpson. "As viagens e o turismo estão numa posição privilegiada para fazer realmente a mudança. 80% das Viagens e Turismo são altamente dependentes da natureza, por isso é crucial que assumamos um papel pró-activo para promover a conservação da natureza".

Os negócios relacionados com as viagens estão numa posição ímpar para adoptar acções positivas destinadas a restaurar a natureza e alcançar as Zero Emissões. Com o turismo de natureza a representar 20% das viagens globais, o relatório mostra o quão crucial é a Natureza para os destinos turísticos em todo o mundo.

Além disso, a vida selvagem contribui anualmente com 343 mil milhões de dólares para a economia global, e suporta quase 22 milhões de empregos. O relatório também disponibiliza quatro acções que as empresas podem realizar a curto prazo, incluindo reconectar as pessoas com a natureza, apoiar cadeias de valor sustentáveis, proteger o bem-estar animal, e investir na natureza.

A biodiversidade também está ligada a outras questões críticas, como as alterações climáticas e a doenças emergentes, com o impacto potencial no turismo demonstrado pela pandemia da COVID-19. Enfrentar a perda da biodiversidade é crucial não só para o sector, mas também para a economia e sociedade global.

"Grande parte do sector das Viagens & Turismo depende da beleza da natureza e dos recursos que ela proporciona", disse a Secretária Executiva das Nações Unidas para a Diversidade Biológica, Elizabeth Maruma Mrema. "No entanto, estamos a perder biodiversidade e recursos naturais a um ritmo sem precedentes".

"As viagens e o turismo estão numa posição singular para contribuir para esta inversão, implementando uma série de medidas como a educação e a sensibilização; gerando fluxos de receitas para sustentar a protecção, a gestão e a restauração dos ecossistemas; e reduzindo os efeitos da pegada de carbono, entre outros", prosseguiu Mrema.

Embora as viagens globais valorizem a natureza e continuem empenhadas em proteger as pessoas e o planeta, a WTTC acredita que é necessária mais orientação sobre a importância da biodiversidade, sobre quais os factores-chave da perda da biodiversidade, e sobre as componentes para melhor a proteger e restaurar.

O relatório oferece um roteiro baseado num quadro composto por quatro fases, com medidas práticas para guiar o sector na adopção de uma abordagem positiva em relação à Natureza: avaliação do impacto operacional, definição de uma estratégia, identificação de acções essenciais, implementação, revisão do programa, e aproveitamento de oportunidades de comunicação.

 

Fonte: World Travel & Tourism Council (WTTC), Nature Positive Travel & Tourism, 21 Sep 20022

Acesso ao relatório completo: https://research.wttc.org/nature-positive-travel-and-tourism

Vídeo de apresentação relatório: https://www.youtube.com/watch?v=gOj4ewYJhZc

22 Setembro 2022