Reino Unido levanta todas as restrições Covid para viajantes internacionais

Reino Unido levanta todas as restrições Covid para viajantes internacionais

Após dois anos de conselhos de viagem, principalmente não essenciais, o governo do Reino Unido levantou todas as restrições relacionadas ao Covid.

A eliminação das medidas entrou em vigor às 4h desta sexta-feira e inclui a retirada do formulário de localização de passageiros para chegadas ao Reino Unido, bem como todos os testes para passageiros que não se qualificam como vacinados. Neste sentido, os passageiros não vacinados não precisam de fazer um teste antes da partida e um teste no segundo dia após a chegada.

O Reino Unido primeiro desaconselhou todas as viagens internacionais não essenciais em Março de 2020 e hoje disse que as novas medidas reflectem o “plano Viver com Covid” do governo e a alta aceitação de vacinas e reforços, com 86% da população com uma segunda dose e 67% com um reforço ou terceira dose.

O governo do Reino Unido afirmou que foi uma das primeiras grandes economias a eliminar todas as restrições de viagem relacionadas com a Covid-19 e que foi um “momento marcante para os passageiros e o sector de viagens e aviação”.

No entanto, desde Março, o número de infecções tem aumentado constantemente, levantando questões sobre quão permanente será o relaxamento.

Apesar de uma maior flexibilidade nas regras de hoje e da redução gradual do uso de máscaras nas semanas anteriores, o Reino Unido acaba de ver sua maior queda nas viagens de negócios domésticas e internacionais desde o início de 2022.

As viagens de negócios com partida na segunda semana de Março caíram 50% em relação a 2019, de acordo com a Business Travel Association do Reino Unido. A primeira semana de Março, em comparação, foi reduzida em 42%.

“Num momento de crescente incerteza em todo o mundo e aumento dos preços dos combustíveis, que ameaçam a nossa indústria, é desanimador ver uma redução nas viagens de negócios”, disse o CEO da associação, Clive Wratten. “Se essa tendência continuar, estaremos na triste posição de precisar de mais apoio do governo.”

Dados de seu parceiro Travelogix mostram que houve uma perda geral de US$ 4,5 bilhões no produto interno bruto associado a viagens domésticas e internacionais na semana passada, em comparação com a mesma semana de 2019 – a maior perda desde o início deste ano.

“Esta é a primeira evidência real do impacto da guerra devastadora na Ucrânia nas viagens internacionais. É particularmente claro que os EUA estão mais uma vez cautelosos com viagens para a Europa e o Reino Unido”, acrescentou Wratten.

18 Março 2022