Recuperação do tráfego aéreo está a aproximar-se rapidamente dos níveis pré-pandémicos

Recuperação do tráfego aéreo está a aproximar-se rapidamente dos níveis pré-pandémicos

De acordo com as últimas análises da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil - é uma agência especializada das Nações Unidas para o transporte aéreo), a capacidade disponível de lugares no transporte aéreo, e o número total de passageiros a nível mundial atingiu cerca de 80% dos níveis pré-pandémicos, com as receitas de passageiros a rondar os 72% em relação ao melhor resultado de 2019.

O número de passageiros transportados de Janeiro a Agosto deste ano aumentou cerca de 55% em comparação com o mesmo período em 2021.

As partidas de aviões aumentaram 28%, com a oferta global de lugares a crescer 32% durante o mesmo período.

Em termos de receitas com passageiros, mantendo o nível de rentabilidade e as taxas de câmbio nos níveis de 2019, estimou-se que houve um crescimento de 70% nos primeiros oito meses de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

O número de aviões de passageiros em serviço durante o período de análise cresceu 34% em relação ao mesmo período do ano passado, o que reflecte globalmente uma recuperação do tráfego aéreo ao atingir 80% dos níveis pré-pandémicos.

O número de aeronaves de carga em serviço é 4% superior aos valores padrão de referência pré-pandémico (2019), devido em grande parte ao facto da sua utilização ter-se mantido robusta em toda a COVID-19 no apoio a cadeias médicas de fornecimento global, humanitárias e outras cadeias de fornecimento consideradas mais críticas, e ao aumento da confiança dos consumidores no comércio electrónico internacional.

A ICAO prevê actualmente que a maioria das rotas internacionais deverá recuperar totalmente para os seus níveis pré-pandémicos até ao quarto trimestre deste ano, ou até ao primeiro trimestre de 2023. Algumas regiões do Leste e Norte da Ásia poderão revelar-se mais lentas, com a recuperação a chegar mais tarde, em 2023.

Ainda este mês, a ICAO irá acolher 193 países na sua 41ª Assembleia, onde serão tomadas novas decisões sobre os principais objectivos de inovação e resiliência que apoiam o aumento da sustentabilidade e digitalização do transporte aéreo do século XXI.

 

Fonte: ICAO, Latest News and Highlights (19 September 2022)

20 Setembro 2022