Receitas de viagens e Turismo em Fevereiro crescem 3,7%
Fonte : Banco de Portugal – Balança de Pagamentos 2025 ; INE – dormidas estrangeiras
Assunto : Balança de Pagamentos : Performance da Balança de turismo referente ao Mês de Fevereiro e Acumulado a Fevereiro .
Titulo : Receitas de viagens e Turismo em Fevereiro crescem 3,7% .
Acumulado a Fevereiro o crescimento deste indicador é de 6,2%
Notas prévias:
- O mês de Fevereiro de 2025 teve menos um dia que o mesmo mês de 2024 ( - 3,45%).
- O Carnaval em 2025 ocorreu em Março ao invés de Fevereiro
- As dormidas de estrangeiros – Alojamento INE ( não inclui dormidas alojamento local com menos de 10 camas ) – tiveram uma quebra de 3,3% em fevereiro em linha com menos um dia de calendário, mas compensando o efeito carnaval.
Neste quadro a performance das receitas de viagens e turismo , crescimento de 3,7% - um GAP de 7 PPT versus a performance das dormidas de estrangeiros (INE) - é aparentemente positiva.
A performance das despesas de viagens e turismo – viagens residentes para o exterior - cujo crescimento foi apenas de 1,7% contribuiu para que o saldo das Balança de Viagens e Turismo tenha registado um crescimento de 4,4%.
Quanto á Balança de Transporte Aéreo o saldo positivo teve uma quebra de 7,8% devido á quebra das exportações destes serviços 4,9% e ao crescimento das importações de 7.7%.
Nota ; a contabilização destes indicadores poderá decorrer da antecedência com que são feitas as emissões e pagamentos dos respetivos títulos de transporte pelo que poderão não estar ligados ao período em que são efetuadas as viagens.
Em termos globais o saldo da Balança de Turismo cresceu apenas 1,5%.
Tendo em conta a mobilidade do carnaval e da Páscoa a avaliação final só poderá ser feita no fim do 1º quadrimestre presente a limitação de as Estatísticas nacionais não incorporarem as dormidas do alojamento local com menos de 10 camas e o EUROSTAT só divulgar essa informação trimestralmente e com atraso.
22 Abril 2025