Procura pelo destino Portugal na Internet [6 de Setembro a 6 de Outubro]

Procura pelo destino Portugal na Internet [6 de Setembro a 6 de Outubro]

Como vai sendo usual às 4ªs feiras, apresentamos uma análise da procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal para um novo período de 30 dias, através de uma ferramenta disponibilizada pela Google e, nesta semana, focamos a nossa análise para o período entre 6 de Setembro e 6 de Outubro.

Todavia, alertamos para o facto que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas durante o período de referência, mas sim a busca de informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados e de locais em Portugal que evidenciaram captar mais interesse nas pesquisas efectuadas na internet, possibilitando à oferta nacional mostrar a esta procura potencial, o que de melhor lhe pode oferecer e apostar de modo mais focado na sua estratégia promocional. No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino poder mudar repentinamente, dependendo de acontecimentos imprevisíveis mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados que entretanto possam ocorrer.

O período de análise acima identificado mostra a seguinte perspectiva:

No primeiro gráfico voltamos a observar a reposição dos valores já anteriormente observados, o que confirma uma continuação do crescimento da procura neste mês de referência em relação ao mesmo período do ano passado.

O desvio entre os valores alcançados este ano no início do período 77% e no fim do período 88%, regista um acréscimo de 11 pp, quando na semana passada tínhamos 19 pp. Em relação ao ano anterior no mesmo período, no início mostrava 46% passando no fim do período para 34%, o que representa uma diminuição de 12 pp, quando no período anteriormente analisado foi de 43 pp. De realçar que as flutuações ao longo do tempo continuam a reflectir a mesma trajectória (este ano e ano passado), independentemente do período do ano em referência, o que leva a pressupor uma estabilidade na preferência dos consumidores, tendo oscilado essencialmente o volume da procura.

Face aos gráficos semanais já publicados, a distância entre este ano e ano anterior no início deste período, 6 Setembro, apresenta agora uma diferença de 31 pp - 77 % contra 46 % -, quando na semana passada a diferença era de 33 pp. No fim do período, em 6 de Outubro, a diferença cresceu ligeiramente para 40 pp na semana passada, para 54 pp - 88% contra 34%. Apesar da diferença ter crescido, os valores de base entre períodos são mais baixos, pelo que já se nota um abrandamento da procura com a mudança de época turística, apesar de ser evidente um crescimento global da procura entre este ano e o ano passado.

Analisando o comportamento da média anual da procura na internet (12 períodos), nota-se um acréscimo da variação média anual (2020/2021) de 82 pp, que passou neste período para uma diferença entre 67 pp no início do período para 159 pp no fim do período, quando no espaço temporal anterior observado era de 52 pp. O valor dos dados relativos a este ano já se encontram influenciados pelo crescimento registado na procura apesar do fim do Verão, e a diferença no crescimento agora verificado em relação ao ano passado, pode ter tido origem nas medidas restritivas introduzidas em Portugal devido à pandemia no fim do Verão de 2020.

Neste período, os utilizadores da internet mais uma vez não modificaram a procura por destinos turísticos em Portugal, mantendo a preferência mais tradicional. Temos, neste período de análise, exactamente as mesmas opções apresentadas na maior parte dos períodos anteriores nos lugares cimeiros. Como principais destinos com maior interesse de viagem, Lisboa mantém o valor (100), que tem mantido a liderança ao longo do tempo, surgindo depois Porto, Faro e Ponta Delgada. Para além das 2 principais cidades do país temos os tradicionais destinos de férias em Portugal, onde pontuam em maior número os destinos localizados na região do Algarve e, na Área Metropolitana de Lisboa, Cascais. Nota-se que todos os restantes destinos os valores apresentados neste período são menores.

Em termos acumulados - 12 períodos - observamos que existe estabilidade quanto ao interesse pelos destinos Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Albufeira e Funchal:

De todos os dados observados semanalmente, este quadro é o que tem registado maiores variações entre períodos, por isso, sempre alertamos para o facto de poderem ocorrer, em cada período de forma repentina, mudanças na procura consoante as características e tendências em cada momento e até em relação à época do ano. Este período, volta a contrastar totalmente com os anteriores. Se no último período observado tivemos somente 4 destinos em Portugal a variar entre -10% e +10%, os demais destinos apresentaram variação negativa -10% a -25%. Já neste período, voltamos a ter variações amplamente positivas com 7 dos 10 destinos analisados a mostrarem variações positivas - 25% a 50%. Mais uma vez a distribuição pelo país é diversificada aparecendo em destaque, na 3ª posição, Samodães (Lamego), o que poderá estar relacionado com as referencias apresentadas no “Tripadvisor” e no guia “Michelin”.

Neste período, ocorreram ajustamentos significativos ao volume da procura, mostrando subidas nos seus valores. A maior alteração diz respeito aos 1º e 6º lugares, onde Portugal deixou de figurar na lista em primeiro lugar, resultando este facto numa subida de um lugar de todas as restantes nacionalidades, mantendo todavia a mesma ordem registada do período anterior. Pela primeira vez em todos os períodos analisados, aparece em 6º lugar a Itália. O volume de procura por origem mostra uma certa predominância dos mercados turísticos tradicionais que procuram Portugal, denotando-se também uma tendência de consolidação da posição do Brasil.

Em valores acumulados nos diversos períodos (12), a tendência da procura nacional desapareceu da lista após ter liderado 3 períodos consecutivos. Temos uma retoma efectiva dos denominados mercados tradicionais, que também estão a estabilizar-se nos lugares cimeiros. Três destaques: a ausência de novo dos E.U.A., a consolidação da posição do Brasil e o aparecimento pela primeira vez da Itália.

A escala do gráfico seguinte é percentual, assumindo significado neste período (12) em relação à última análise efectuada, um decréscimo mais acentuado dos espanhóis, britânicos, americanos e belgas que registaram valores inferiores aos verificados no período anterior. No sentido inverso (crescimento muito pouco expressivo -1pp), temos os alemães, americanos, nacionais dos países, brasileiros e italianos. Os suíços há 6 períodos consecutivos não fazem parte dos 10 primeiros lugares.

Analisando todos os períodos observados (12), a Espanha liderou em 10 dos 12 e, apesar das variações ocorridas, estiveram sempre em destaque os mercados tradicionais da procura do destino turístico Portugal (Espanha, Reino Unido, França, Alemanha) e, mais recentemente, tem vindo a mostrar tendência de crescimento o Brasil, tendo agora ultrapassado a Irlanda tendo esta, por sua vez, substituído os E.U.A. na lista dos 10 países em que Portugal figura como primeira opção de procura como destino turístico.

13 Outubro 2021