Procura pelo destino Portugal na internet [5 de Julho a 5 de Agosto]

Procura pelo destino Portugal na internet [5 de Julho a 5 de Agosto]

Baseados em ferramentas disponibilizadas pela Google, damos continuidade a mais uma análise que realizamos semanalmente às quartas-feiras (tendo como referência um período de 30 dias) sobre a procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal através deste motor de busca. Queremos destacar que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas, mas sim a informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados que mostraram mais interesse pelo nosso destino nas pesquisas efectuadas na internet, perspectivando-se assim a origem e destino da procura potencial.

No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino mudar repentinamente, dependendo das condições mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados.

O período de análise que propomos desta vez situa-se entre 5 de Julho e 5 Agosto Julho 2021. Os valores do 1º gráfico mostram uma certa estabilidade em relação à última semana. Face ao gráfico apresentado em 14, 20 e 27 de Julho respectivamente [a distância entre “este ano” no início do período situava-se em 76% (5 Julho) e em 5 Agosto em 93% com “ano anterior” a variar entre 55% e 66%. No geral anual, a variação média passou de 38pp para 45pp diminuindo a diferença da semana passada de 13pp para 7p]).


Diferentes cidades, países e áreas do mundo têm exigências diferentes. Neste período, os utilizadores da internet elegeram em Portugal como principais destinos com o maior interesse de viagem Lisboa, que tem mantido a liderança, surgindo depois Porto, Faro e Ponta Delgada. Notou-se uma procura preferencialmente a Sul do continente em detrimento das semanas anteriores que a preferência ía para o Norte e Centro do país. Ponta Delgada reapareceu no 4º lugar depois de deixar de estar nos 10 mais procurados neste:


Em termos acumulados nos período as até agora observados Lisboa, Porto Faro Ponta Delgada Albufeira e Funchal mostram ser tendencialmente os mais preferidos:


As mudanças nos destinos de viagem podem variar repentinamente consoante as características da e tendências da procura. Os locais em Portugal que registaram maior crescimento da procura ao longo do intervalo de tempo seleccionado estão desta vez mais localizados em todo o litoral de Norte a Sul do país. Com a pandemia a região de Trás-os-Montes ampliou a sua procura havendo registo de procura intensa ao qual se junta no Gerês junta-se especificamente (Vilar da Veiga) acompanhados pelas diversas praias do litoral tradicionalmente procuradas quando entramos no mês de Agosto. 

(NOTA: No gráfico abaixo aparece repetido o destino Almancil escrito de forma correcta em 7º lugar, e com ortografia incorrecta em 4º lugar. Não podemos proceder a correcção porque o motor de busca Google reporta a forma como foi efectuada a busca e não nos é possível ajustarmos as percentagens indicadas):


É importante monitorizar a procura e planear com antecedência a possibilidade de reserva em especial quanto à sua origem.

Neste período deu-se uma grande inversão em relação às origens registadas no período anterior: os portugueses voltaram a dominar – turismo interno a impor-se e a consolidar-se em cada semana, quando em períodos anteriores não apareciam nos 6 primeiros lugares. As restantes posições apresentam em termos temporais alguma estabilidade sendo de assinalar no entanto o caso dos E.U.A. que deixaram de figurar nos 6 primeiros lugares, mudança motivada porventura pelas restrições de viagens internacionais existentes neste país.


Em valores acumulados nos diversos períodos a tendência da procura nacional (turismo interno) intensifica-se acompanhada pelos mercados tradicionais

A escala horizontal no gráfico seguinte é percentual, significando que se registou, em relação ao dia 27 de Julho, uma retoma de posição pelos espanhóis, que fizeram como primeira pesquisa na internet de destinos em Portugal, tendo passado agora para 30,29%. Em seguida, temos os britânicos que subiram ligeiramente para 15,7%, consolidando a sua posição face aos franceses que registam agora 14,3%. De notar ainda a ultrapassagem da Alemanha em relação aos EUA.

Analisando todos os períodos observados a Espanha, Reino Unido, França e Alemanha tradicionais mercados estrangeiros do turismo português consolidam a suas posições ao longo do tempo: 


11 Agosto 2021