Procura pelo destino Portugal na Internet - 2º Trimestre 2022

Procura pelo destino Portugal na Internet - 2º Trimestre 2022

Na sequência da análise que desenvolvemos em 17º períodos do ano de 2021 (mensal), e do 1º trimestre de 2022, observamos agora no 2º trimestre de 2022, a procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal, tendo como referência o período compreendido entre 6 de Abril e 22 de Junho de 2022, através de uma ferramenta disponibilizada pela Google. Alertamos, todavia, para o facto que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas durante o período de referência, mas sim a busca de informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados e de locais em Portugal que evidenciaram captar mais interesse nas pesquisas efectuadas na internet, possibilitando à oferta nacional mostrar a esta procura potencial, o que de melhor lhe pode oferecer, e apostar de modo mais focado na sua estratégia promocional. No entanto, alertamos que a popularidade de um destino poder mudar repentinamente, dependendo de acontecimentos imprevisíveis mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados que entretanto possam ocorrer.

Este período de análise de 2022 mostra as seguintes perspectivas da procura:

No primeiro quadro observamos uma evolução positiva e acentuada do crescimento da procura neste período de referência em relação ao mesmo período do ano passado.

O desvio entre os valores alcançados (este ano 2022) no início do período (ver quadro 1), e no fim do período registamos desta vez um ligeiro acréscimo de 4 p.p., quando (no ano anterior 2021) a diferença também foi positiva tendo-se situado, para o mesmo período em 25 p.p..

Observando Abril de 2022 face a Abril de 2021 a diferença cifrou-se em +59 p.p., e ao compararmos Junho de 2021 com Junho de 2022 ocorreu também um crescimento situando-se em +38 p.p..

De realçar no gráfico seguinte que as flutuações da procura ao longo do trimestre foram mais lineares entre 6 de Abril e 5 de Maio, mas acentuadamente mais baixas em 2021. Todavia, a partir de 5 de Maio de 2022, este ano apesar dos valores serem bastante superiores mostraram-se muito oscilantes, o que denota alguma incerteza na procura em 2022, em especial na 2º parte deste trimestre que estamos a analisar.

Analisando o comportamento da média anual da procura na internet (últimos 12 meses), (quadro 2). Nota-se que a diferença da variação média era mais acentuada em Abril de 2022 comparando com Junho de 2022, diminuindo esta variação, negativamente no fim do trimestre (Junho 2022 versus Junho 2022)  -178 p.p.

Neste período, os utilizadores da internet mais uma vez não modificaram a procura por destinos turísticos em Portugal, mantendo as preferências mais tradicionais. Temos neste período de análise, nos lugares cimeiros, exactamente as mesmas opções apresentadas na maior parte dos períodos anteriores. Como principais destinos com maior interesse de viagem Lisboa mantém o valor (100), que tem mantido ao longo do tempo, surgindo depois Porto, Faro e Ponta Delgada. Para além das 2 principais cidades do país temos os tradicionais destinos de férias em Portugal, em maior número os destinos localizados na região do Algarve, acrescidos do Funchal, na Área Metropolitana de Lisboa, Cascais.

De todos os dados observados nos diferentes períodos anteriores, o quadro seguinte é o que tem registado maiores variações ao longo do tempo, por isso alertamos para o facto de poderem ocorrer em cada período observado, de forma repentina, mudanças na procura consoante as características e tendências em cada momento, e até em relação à época do ano, ou por motivo de eventos que se prevêem realizar.

Neste período, mais uma vez, volta a contrastar totalmente com os anteriores. Todas as variações registadas são agora superiores a 75% e a procura na internet, em termos percentuais, foi idêntica ao observado no gráfico do período anterior. Os destinos turísticos mais procurados são agora na sua maioria todos do litoral, e todos abaixo de Peniche, exceptuam-se dois destinos de interior Fundão e Vila Real. Desaparecem pela primeira vez os grandes centros urbanos de Portugal  (Lisboa, Porto e Coimbra). Também não existe qualquer referência às regiões Autónomas.

Neste período, registaram-se diferenças expressivas no volume da procura, não existindo mercados com valores inferiores a (42/100), mantendo-se todavia os mesmos mercados tradicionais de origem da procura. No entanto, este volume da procura fez alterar as posições relativas entre os países, passando o Reino Unido para a segunda posição por troca com a França, e a ascensão do Brasil com um valor expressivo (52/100), assumindo por este facto a quarta posição, caindo a Alemanha para a sexta posição. Numa análise global ao volume de procura por país de origem, prevalece a liderança do mercado interno, e denota-se a predominância dos mercados turísticos tradicionais que procuram Portugal.


A escala do gráfico seguinte é percentual, assumindo significado neste trimestre, em relação aos períodos já anteriormente analisados, o facto de se voltarem a registar poucas alterações no crescimento ou decréscimo em termos de p.p. na generalidade das nacionalidades. De destacar que nos 6 primeiros lugares aparecem os mercados tradicionais de procura turística do destino Portugal, notando-se, no entanto, a liderança da Espanha que obteve esta posição em 15 dos 18 períodos observados, passando o Reino Unido para a segunda posição trocando com a França no que concerne ao trimestre anterior. De destacar a ascensão do Brasil e a retoma dos E.U.A., este último totalmente ausente das 10 primeiras posições na maior parte dos períodos analisados durante a pandemia.

29 Junho 2022