Procura pelo Destino Portugal na Internet [20 Junho a 20 Julho]

Procura pelo Destino Portugal na Internet [20 Junho a 20 Julho]

Utilizando ferramentas disponibilizadas pela Google, daremos indicação semanalmente à 4ª feira (tendo como referência os 30 dias anteriores) do interesse manifestado neste motor de busca pelo destino turístico Portugal.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados que mostraram mais interesse pelo nosso destino nas pesquisas efectuadas na internet, perspectivando-se assim a origem e destino da procura potencial.

No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino mudar repentinamente, dependendo das condições mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados. O período de análise que propomos desta vez situa-se entre 20 de Junho e 20 Julho de 2021. Os valores do 1º gráfico mostram uma ligeira melhoria na última semana face ao gráfico apresentado em 14 de Julho (a distância entre “este ano” e “ano anterior” é ligeiramente maior).

Diferentes cidades, países e áreas do mundo têm exigências diferentes. Neste período, os utilizadores da internet elegeram em Portugal como principais destinos com o maior interesse de viagem Lisboa, que manteve a liderança, surgindo agora o Porto e Faro, por esta ordem nos 3 primeiros lugares. Ponta Delgada na última análise não aparecia nos 10 primeiros lugares, passando agora para o 4º lugar, baixando Albufeira para 5º e o Funchal para o 6º lugar:

As mudanças nos destinos de viagem podem variar de lento a rápido, dependendo das regras em vigor em cada momento. Os locais em Portugal que registaram maior crescimento da procura ao longo do intervalo de tempo seleccionado são, desta vez, 2 destinos na ilha da Madeira, havendo uma preferência no continente por destinos mais no Centro e Norte de Portugal:

É importante monitorizar a procura e planear com antecedência a possibilidade de reserva em especial quanto à sua origem. Neste período deu-se uma grande inversão em relação às origens registadas no período anterior (os portugueses deixam de parecer nos 6 primeiros lugares os franceses assumem a liderança seguidos pelos espanhóis que mantêm o 2º lugar, bem como os britânicos no 4º lugar. Novidade é o aparecimento dos brasileiros em 3º lugar e a subida da procura com origem nos E.U.A. (5º) que ultrapassam os alemães agora no 6º lugar.

A escala horizontal no gráfico seguinte é percentual, significando que se registou, em relação ao dia 14 de Julho, uma pequena diminuição dos espanhóis, que fizeram como primeira pesquisa na internet destinos em Portugal, que passaram de 32,6% para 31,8% . Em seguida, temos agora os britânicos com 14,17% em vez dos 12,62% anteriores, que trocaram de posição com os franceses que registam agora 13,17% contra os anteriores 14,47%. De notar a entrada da lista dos 10+, o aparecimento da procura por parte dos irlandeses em 8º lugar com 2,93%.

28 Julho 2021