Procura pelo destino Portugal na Internet [13 de Setembro a 13 de Outubro]

Procura pelo destino Portugal na Internet [13 de Setembro a 13 de Outubro]

Como temos vindo a mostrar às 4ªs feiras, continuamos a analisar a procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal para um novo período de 30 dias, através de uma ferramenta disponibilizada pela Google. Nesta semana focamos a nossa observação no período entre 13 de Setembro e 13 de Outubro.

Todavia, alertamos para o facto que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas durante o período de referência, mas sim a busca de informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados e de locais em Portugal que evidenciaram captar mais interesse nas pesquisas efectuadas na internet, possibilitando à oferta nacional mostrar a esta procura potencial, o que de melhor lhe pode oferecer e apostar de modo mais focado na sua estratégia promocional. No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino poder mudar repentinamente, dependendo de acontecimentos imprevisíveis mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados que entretanto possam ocorrer.

O período de análise acima identificado mostra a seguinte perspectiva:

No primeiro gráfico, voltamos a observar a reposição dos valores já anteriormente observados, o que confirma uma continuação do crescimento da procura neste mês de referência em relação ao mesmo período do ano passado.

O desvio entre os valores alcançados este ano no início do período (88%) e no fim do período (97%) regista um acréscimo de 9 pp, quando na semana passada tínhamos 11 pp. Em relação ao ano anterior no mesmo período, no início mostrava 44%, passando no fim do período para 39%, o que representa uma diminuição de 5 pp, quando no período anteriormente analisado foi de 12 pp. De realçar que as flutuações ao longo do tempo começam a deixar de ter a mesma trajectória (este ano e ano passado), mostrando o ano passado uma tendência linear, quase sem flutuações. O mesmo não tem vindo a acontecer este ano, o que leva a pressupor um aumento da procura mais estável e constante, face aos valores do ano passado.

Tendo em consideração os gráficos semanais já publicados, a distância entre “este ano” e “ano anterior” no início deste período, 13 Setembro, apresenta agora uma diferença de 44 pp (88% contra 44%), quando na semana passada a diferença era de 31 pp. No fim do período, a 13 de Outubro, a diferença cresceu para 58 pp na semana passada, para 40 pp (97% contra 39%). Apesar da diferença ter crescido, os valores de base entre períodos são mais baixos, pelo que já se nota um movimento ascendente na procura, apesar da mudança de época turística e de ser evidente um crescimento global mais sustentado desta, na comparação entre este ano e o ano passado.

 

Analisando o comportamento da média anual da procura na internet (13 períodos), nota-se um ligeiro acréscimo da variação média anual (2020/2021) de 49 pp, que passou neste período para uma diferença entre 100 pp no início do período, para 149 pp no fim do período, quando no espaço temporal anterior observado era de 53 pp. O valor dos dados relativos a este ano já se encontram influenciados pelo crescimento registado na procura apesar do fim do Verão. Por outro lado, a diferença no crescimento agora verificado em relação ao ano passado, pode ter tido origem nas medidas restritivas introduzidas em Portugal no final de 2020.


Neste período, os utilizadores da internet mais uma vez não modificaram a procura por destinos turísticos em Portugal, mantendo a preferência mais tradicional. Temos, neste período de análise, exactamente as mesmas opções apresentadas na maior parte dos períodos anteriores nos lugares cimeiros. Como principais destinos com maior interesse de viagem Lisboa mantém o valor (100), que tem mantido a liderança ao longo do tempo, surgindo depois Porto, Faro e Ponta Delgada. Para além das 2 principais cidades do país, temos os tradicionais destinos de férias em Portugal, onde pontuam em maior número os destinos localizados na região do Algarve e, na Área Metropolitana de Lisboa, Cascais. Nota-se, desta vez, o desaparecimento da lista de Portimão e a entrada pela primeira vez de Vila Nova de Gaia nos 10 destinos mais procurados.


Em termos acumulados (13 períodos), observamos que existe estabilidade quanto ao interesse pelos destinos Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada,  Albufeira e Funchal:


De todos os dados observados semanalmente, este quadro é o que tem registado maiores variações entre períodos, por isso sempre alertamos para o facto de poderem ocorrer em cada período, de forma repentina, mudanças na procura consoante as características e tendências em cada momento, e até em relação à época do ano. Este período volta a contrastar totalmente com os anteriores. Se no último período observado tivemos variações amplamente positivas, com 7 dos 10 destinos analisados a mostrarem variações positivas (+25% a +50%), neste período somente 2 destinos em Portugal variam positivamente (Lisboa e Porto). Mais uma vez, a distribuição pelo país é muito diversificada, aparecendo em destaque alguns destinos pouco conhecidos, mas que aparecem possivelmente devido a ocorrência de eventos que se realizam nesta época do ano.

 

Neste período, ocorreram ajustamentos significativos ao volume da procura, mostrando subidas nos seus valores. A maior alteração diz respeito ao 1º lugar, onde Portugal voltou à liderança da lista, mantendo-se nos lugares seguintes as demais nacionalidades que constavam no período anterior, pela mesma ordem. Deixou de constar desta lista a Itália, que figurava em 6º lugar na semana passada. O volume de procura por origem, onde volta a prevalecer o mercado interno, mostra uma certa predominância dos mercados turísticos tradicionais que procuram Portugal, denotando-se também uma tendência de consolidação da posição do Brasil.

 

Em valores acumulados nos diversos períodos (13), a procura nacional reapareceu liderando de novo a lista (Portugal em 13 períodos observados liderou 9). Temos uma retoma efectiva dos denominados mercados tradicionais, que também estão a estabilizar-se nos lugares cimeiros. Dois destaques: a ausência de novo dos E.U.A., e a consolidação da posição do Brasil.

 

A escala do gráfico seguinte é percentual, assumindo significado neste período (13) em relação à última análise efectuada, um decréscimo mais acentuado dos espanhóis, britânicos, irlandeses que registaram valores inferiores aos verificados no período anterior, tendo os espanhóis baixado para o 4º lugar na lista, quando durante a maior parte dos períodos observados figuravam no primeiro lugar. No sentido inverso (crescimento bastante acentuado superiores a 3 pp), temos os franceses, brasileiros e italianos. Os suíços, após 6 períodos consecutivos que não faziam parte desta lista, apareceram com uma procura algo expressiva, que quase atingia os 3 pp.

 

Analisando todos os períodos observados (13), a Espanha liderou em 10 dos 13 períodos, mas agora apresenta uma quebra bem acentuada. Todavia, apesar das variações ocorridas, estiveram sempre em destaque os mercados tradicionais da procura do destino turístico Portugal: Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e, mais recentemente, tem vindo a mostrar tendência de crescimento em cada novo período analisado o Brasil. Repentinamente, e pela primeira vez, a Irlanda deixou de figurar na lista tal como já tinha ocorrido anteriormente com os E.U.A., sendo substituídos pela Itália e Suíça na lista dos 10 países em que Portugal figura como primeira opção de procura como destino turístico.

 

 

20 Outubro 2021