Procura de viagens para festivais aumenta 90% na Europa

Procura de viagens para festivais aumenta 90% na Europa

De acordo com um inquérito realizado pela Travellyze a mais de 20.000 viajantes neste continente, o Verão parece promissor para o turismo, com as viagens aos festivais a emergir como grande alternativa de lazer. Agora que a indústria está a atingir a plena recuperação à medida que a vida parece estar a voltar ao normal, os destinos dos festivais europeus estão a tornar-se atractivos para os europeus que procuram desfrutar de música ao vivo ao ar livre.
 
Com base no estudo das preferências dos turistas, o bom tempo tem impulsionado este tipo de viagem. A tal ponto, que a procura de viagens para festivais cresceu significativamente em comparação com o que foi observado em 2021. Especificamente, 71,26% em Junho, 91,9% em Julho e 85,7% em Agosto.
 
Também a plataforma europeia de informação turística ITG (International Tourism Group) elaborou um perfil destes viajantes e analisou as suas preferências.
 
Quem são os frequentadores do Festival?
 
Os dados recolhidos reflectem as diferenças no perfil deste viajante em relação aos anos anteriores. Por exemplo, em comparação com 2021, há um aumento de 25,4% no segmento etário dos 18-24 anos. Acresce o facto de a maioria dos festivaleiros (42,6%) se situar na faixa etária dos 18 aos 44 anos, um público bastante jovem em geral.
 
De acordo com o que está a acontecer em termos globais no turismo, os visitantes planeiam gastar mais para esta ocasião. Em 2022, o orçamento para as suas viagens aumentou 15,8%, em média tencionam agora despender até 1.000 euros por pessoa. Além disso, uma percentagem importante (19%) dos visitantes gastará entre 1.000 e 3.000 euros em festivais este Verão.
 
Quanto ao que os motiva a realizar estas viagens, 65,9% das pessoas que procuram este tipo de experiência admitem que se inspiram nas experiências dos seus amigos e família. Esta é uma tendência que aumentou 12,4% em comparação com o ano anterior, pelo que deve ser tida em conta. Por outro lado, os viajantes que se baseiam na procura em motores de busca como o google de experiências culturais, também aumentaram em 7,8% em relação a 2021.
 
Como é Viajar para Festivais?
 
As atracções destas viagens são claras: sol, ar fresco, música ao vivo e boa companhia. Esta é a principal razão pela qual mais de metade dos que viajam para assistir a um festival o fazem entre Maio e Setembro. Desta forma, o Verão torna-se a época favorita dos festivaleiros, que vêem uma excelente oportunidade para tirar partido das suas férias da forma que mais gostam.
 
Se estudarmos as acomodações preferidas por estes viajantes, as casas rurais são as que registaram o maior crescimento, 15,1% em comparação com o ano passado. Entretanto, os hotéis de três e quatro estrelas (17%) estão na liderança, seguidos pelos alojamentos locais (10%) e albergues (7,8%).
 
Quanto aos meios de transporte preferidos, 52,1% preferem utilizar o seu próprio veículo para chegar ao seu destino. A seguir, outra percentagem muito elevada de pessoas (40,5%) utiliza aviões, 20,6% viajam de comboio e 13,1% utilizam o autocarro.

07 Junho 2022