Previsões sobre tendências para 2022: o bem-estar está a mobilizar a motivação para viajar

Previsões sobre tendências para 2022: o bem-estar está a mobilizar a motivação para viajar

Por volta do Ano Novo, os relatórios sobre as tendências para o ano que acabou de entrar começam a ser divulgados, e o que se mostra surpreendente é que a maioria das previsões de tendências de viagens mais dominantes coincidem quanto ao facto das viagens de bem-estar apresentarem uma tendência importante e crescente em 2022. Muitos especialistas ligados à promoção de viagens afirmam claramente: o bem-estar tomou oficialmente conta das viagens".
 
Enquanto vivemos actualmente um momento Omicron, as grandes organizações de viagens, incluindo o Conselho Mundial para as Viagens e Turismo (WTTC), previram recentemente que as viagens irão ressurgir em números substancialmente crescente em 2022, do que nos anos pré-pandémicos. Lendo os artigos sobre tendências das viagens para 2022, quase todos concordam que após dois anos de extraordinário stress, as pessoas procurarão acalmar a mente e o corpo em destinos de bem-estar, como nunca antes o fizeram. Se no ano passado, a tendência foi "O Ano da Reposição das Viagens", notava-se, no entanto, que o futuro passava por viajar mais devagar e com mais cuidado, a opção seriam as viagens regenerativas, ignorando os locais sobrelotados de turistas, privilegiando o contacto com a natureza, colocando-se agora este propósito em primeiro lugar em 2022, que parece ser o ano em que todos pretendem concretizar estes desejos. 
 
O novo relatório sobre a economia global do bem-estar elaborado pela Global Wellness Institute (GWI), organismo sem fins lucrativos, concorda que se vai assistir a um crescimento muito acentuado no Turismo de bem-estar. Se este mercado de viagens sofreu um enorme impacto em 2020 - quando diminuiu - 39,5% representando em valor 436 biliões de dólares (*) - o GWI prevê que as viagens de bem-estar serão a área desta ampla e diversificada actividade que irá registar o crescimento mais rápido até 2025, expandindo-se em média, anualmente, 21%, até atingir a cifra de 1,1 triliões de dólares (*). Note-se, que os mercados dos spa e dos parques termais foram dos mais atingidos pela pandemia, mas estima-se que irão obter um grande crescimento anual médio até 2025 (que estará entre os 15% e os 17%). Estamos a entrar numa era de novos valores para os viajantes (uma busca pela natureza, sustentabilidade e bem-estar físico e mental), bem como num período de rápida recuperação de uma procura seriamente reprimida, não apenas para viagens, mas também para processos de cura, no verdadeiro sentido do termo. 
 
A procura de experiências de bem-estar aumentou em 2021, com o especialista em viagens de luxo Tom Bartholomew a notar que a procura mesmo antes da Omicron era tão elevada que, "assegurar tratamentos de spa e bem-estar em hotéis agora pode ser tão desafiante como uma reserva exclusiva de um jantar". Por esta razão foi surpreendente, por exemplo, a rapidez com que a marca Six Senses cresceu durante a pandemia, abrindo quatro novos destinos no ano incerto de 2021: Six Senses Fort Bawara perto de Jaipur, Índia; Six Senses Shaharut em Israel; Six Senses Ibiza; e Six Senses Botanique nas montanhas do Brasil – e possui ainda mais espaços a inaugurar em 2022. Muitas estâncias de bem-estar acabam de abrir (ou estão prestes a abrir) - incluindo o imersivo Ser Joali nas Maldivas; Hacienda AltaGracia na floresta tropical da Costa Rica (uma colaboração entre o centro de bem-estar da cidade de Nova Iorque, The Well, e a Auberge Resorts); o lodge adventure-meets-wellness, E Explora El Chaltén nas florestas selvagens da Patagónia, Argentina; ou KAI Poroto da Hoshino Resorts, um espaço moderno numa pousada tradicional japonesa de águas termais (abertura na próxima semana em Hokkaido). 
 
A Cimeira Global Wellness prevê-se que se realize de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2022 em Tel Aviv, Israel. Todos os anos, os participantes podem experimentar as melhores e mais recentes estâncias de bem-estar como uma viagem pré ou pós-Cimeira - e em 2022, o deslumbrante Six Senses Shaharut no Deserto Negeve de Israel será provavelmente uma das opções. 
 
O relatório anual de tendências de bem-estar da GWS será divulgado a 8 de Fevereiro, com um forte enfoque sobre o futuro das viagens de bem-estar. Mas, à medida que as previsões de tendências se vão apresentando, uma coisa parece ser clara: 2022 tem tendência a ser o ano das viagens de bem-estar.
 
(*) utilização da terminologia anglo-saxónica
Fonte: Global Wellness Institute, Jan/2022

06 Janeiro 2022