Previsões para a evolução do turismo mundial: a América do Sul

Previsões para a evolução do turismo mundial: a América do Sul

A análise da GlobalData revelou que as viagens internacionais à América do Sul caíram dos 35 milhões de visitantes em 2019 para apenas 3,3 milhões em 2021 devido à pandemia da COVID-19. O que significa que a região perdeu cerca de 49,2 mil milhões de dólares no turismo durante os dois anos. Os dados e análises mostram que, após estes anos tão nefastos, 2022 assistiu a um regresso algo inesperado dos visitantes internacionais, e esta região deverá voltar aos níveis que atingiu em 2019, em 2024.

O último relatório da GlobalData, "South America Destination Tourism Insight Report, 2022 Update", revela-nos que o turismo internacional irá regressar aos 35,5 milhões de visitantes até 2024, prevendo-se que o turismo contribua com 32,9 mil milhões de dólares nesse mesmo ano. Embora as restrições da COVID-19 tenham agora sido largamente removidas ou flexibilizadas, a região ainda enfrenta obstáculos significativos sob a forma de climas políticos instáveis, falta de marketing dos destinos, acessibilidade, e acessibilidade a ligações aéreas. 

Os analistas das Viagens e Turismo da GlobalData, observaram ainda que: "A América do Sul tem assistido a enormes mudanças no número de visitantes em 2022, com a região já a mostrar sinais claros de recuperação. O efeito tem sido particularmente grande nesta região, uma vez que foi geralmente mais lenta a eliminação das restrições de viagem do que nos países do Médio Oriente e da Europa Central e Oriental. Hotéis, aeroportos e destinos turísticos podem debater-se com o súbito aumento da procura, como tem sido observado em algumas partes da Europa".

Apesar das restrições COVID-19 que persistiram em 2021, a Colômbia viu crescer o número de turistas internacionais - em parte graças ao filme da Disney, Encanto, que mostrou os destaques naturais e culturais do país. As chegadas internacionais à Colômbia aumentaram 11% em relação ao ano anterior, ultrapassando o Brasil e a Argentina para se tornar o destino mais visitado da América do Sul em 2021.

Entretanto, a Guiana foi o único país sul-americano a registar um crescimento nas chegadas internacionais em 2021, uma vez que os números do turismo aumentaram 16,4% em relação ao ano anterior. A localização geográfica da Guiana, juntamente com a sua ligação histórica às Caraíbas, torna-a um local ideal para cruzeiros, praias, aventura, turismo cultural e de natureza. Contudo, o potencial turístico da Guiana é prejudicado pela fraca identidade da marca, pela inconsistência no marketing e nos investimentos promocionais, e pela qualidade relativamente baixa das ligações aéreas ao país, o que significa que os voos são frequentemente dispendiosos.

Notas finais: "O desempenho do turismo regional da América do Sul é também prejudicado por infra-estruturas deficientes. As chegadas internacionais à América do Sul são desproporcionalmente baixas devido a infra-estruturas de transporte aéreo insuficientes, bem como à falta de opções de companhias aéreas de baixo custo, o que prejudica a acessibilidade. No entanto, a Base de Dados de Projectos de Construção da GlobalData mostra que existem 59 projectos de construção de infra-estruturas aeroportuárias activas em toda a América do Sul, que serão fundamentais para facilitar o crescimento do turismo".

 

Fonte: GlobalData "South America Destination Tourism Insight Report, 2022 Update"

14 Julho 2022