Previsões: Hóspedes internacionais superam os nacionais em Julho?

Previsões: Hóspedes internacionais superam os nacionais em Julho?

Este mês, a proporção de hóspedes internacionais em hotéis em Portugal excederá a proporção de hóspedes nacionais, apesar das contínuas mudanças nas restrições de viagens internacionais, de acordo com os dados recolhidos do SiteMinder's World Hotel Index em 1 de Julho de 2021.

Mais recentemente, Portugal tem estado entre vários países europeus que abandonou as exigências de quarentena aos turistas britânicos, e também abriu as suas fronteiras a viajantes dos Estados Unidos. Estas mudanças, juntamente com a contínua incerteza em torno da propagação da variante Delta e outras mudanças a longo prazo nos hábitos de viagem dos hóspedes locais e internacionais, levaram a esta tendência dos internacionais virem a superar os hóspedes nacionais em Portugal.

A proporção de hóspedes internacionais em Portugal, em Junho de 2021, era de 46%, e saltou para 62% em Julho assinalando pela primeira vez que os hóspedes internacionais ultrapassarão os hóspedes domésticos desde o início da pandemia. Nos próximos meses, esta proporção de hóspedes internacionais deverá continuar a crescer, com base nas reservas feitas a partir de 1 de Julho de 2021, atingindo um pico de 94% em Janeiro de 2022.

Em comparação com alguns países, é mais provável que os viajantes para Portugal estejam a guardar as suas reservas para um período mais distante. Nas últimas duas semanas, 51% das reservas de hotel foram para Julho, enquanto 30% foram para Agosto e 10% foram para Setembro. Em Espanha, Reino Unido e EUA, por exemplo, as reservas feitas nas últimas duas semanas para estadas em hotel em Agosto foram de 27%, 21%, e 19%, respectivamente.

Globalmente, os volumes de reservas de hotel em Portugal situam-se actualmente em 72% dos níveis da mesma época em 2019, um decréscimo face a um pico da procura recente de 93% em 13 de Maio de 2021, embora ainda acima da actual média global de 66%. A dinâmica de reservas hoteleiras em Portugal mostra-se desfasada em relação aos valores registados na Islândia, Espanha, Irlanda e Malta, dentro da Europa. A Espanha recuperou para mais de 100% dos seus volumes de reservas hoteleiras pré-pandémicas na semana passada, e está actualmente a reportar 102% nos níveis de reservas hoteleiras face ao mesmo período em 2019.

"É encorajador ver Portugal permanecer e espera-se que seja cada vez mais um destino de escolha para viajantes internacionais, apesar dos hotéis portugueses ainda aguardarem um regresso global aos volumes de reservas pré-pandémicas", afirmou André Gois, Country Manager for Portugal no SiteMinder.

"De acordo com as nossas previsões, até Outubro e ainda mais no mês de Janeiro de 2022, esperamos ver a maioria dos hóspedes em Portugal terem origem fora país. Com estes dados em mãos, que actualizamos diariamente e temos à disposição do público e dos hoteleiros em todo o mundo, recomendamos que os gestores hoteleiros procedam a um planeamento antecipado e pensem em como diversificar mais uma vez o seu mix de negócios, através de uma estratégia de marketing e distribuição mais global do que aquela a que se habituaram durante os últimos 18 meses. Ainda há muitas incógnitas devido à pandemia, mas os dados são nossos aliados e estes dados poderão dar à indústria hoteleira portuguesa oportunidades de começar agora mesmo a planear os próximos meses, para um leque mais diversificado de hóspedes".

05 Julho 2021