Previsões: Como os alemães pretendem viajar em 2022
Como se tem observado através de múltiplos estudos e inquéritos efectuados por prestigiadas entidades, constata-se em geral que as necessidades características e comportamentos dos viajantes mudaram durante a pandemia. Os tempos do turismo de pacotes e das viagens de longa distância parecem ter chegado ao fim. As viagens em 2022 prometem destinos e tipos de férias com um relaxamento sustentável, individual e flexível, principalmente em mercados tão importantes como o alemão e em múltiplos mercados de origem europeus.
Alemães Querem Viajar
Segundo os especialistas do sector que analisam este mercado, o desejo de viajar novamente está a um nível elevado situando-se em 61%, em comparação com os 51% apurados no ano passado. De acordo com a necessidade de recuperar o atraso nas viagens em 2022, os factores tempo (72%) e dinheiro (70%) são menos relevantes do que têm sido desde 2013.
Apesar destas excelentes condições, é de esperar uma menor procura este ano em comparação com os níveis pré-pandémicos em 2019. Isto é causado pelo facto de que o elevado interesse manifestado não é sinónimo de uma efectiva procura.
Os alemães ainda se mostram actualmente bastante relutantes, porque apenas 11% já reservam para este ano pelo menos uma viagem. A incerteza da alteração das regras e restrições dão origem a que muitas pessoas esperam, e não se precipitem antes de planearem e reservarem uma viagem.
No total, esperam-se 60 milhões de viagens de férias que serão realizadas por alemães em 2022. Este valor corresponde a cerca de dez milhões a mais do que em 2020, mas também onze milhões a menos do que em 2019. Em comparação com 2020/2021, Significa um primeiro passo para a normalidade - para a situação antes da pandemia.
A Alemanha e a Europa como destinos de viagem
A Alemanha era e continua a ser o destino de viagem favorito dos viajantes alemães. Em 2021, a maioria das pessoas passou as suas férias no seu próprio país. E esta tendência irá provavelmente prevalecer também em 2022.
Segundo os especialistas, uma grande parte das viagens deste ano terá novamente lugar na Alemanha e na Europa, e a proporção de viagens aéreas voltará a ser menor do que antes da pandemia.
De acordo com um inquérito realizado pela Statista no ano passado, o Mar Báltico ocupou o primeiro lugar entre os destinos de viagem mais populares para os alemães, seguido pela Áustria e Espanha. Mesmo antes da pandemia, as férias domésticas eram populares, mas a pandemia intensificou ainda mais esta tendência.
Viagens Individuais em vez de Pacotes de Viagens
As viagens em 2022 irão afastar-se cada vez mais do turismo de pacotes de viagem e aproximar-se das experiências de viagem individuais. Isto significa menos cruzeiros e menos férias com tudo incluído.
Em vez disso, de acordo com as previsões, os alemães preferirão passar as suas férias em acampamentos, em casas de férias e em hotéis, com recurso a reservas individuais.
Outra tendência inclui descobrir países que até agora têm sido poupados ao turismo de massas, e que ainda não foram descobertos ou explorados. Por exemplo, a Eslovénia, Geórgia, Roménia, Mongólia, Butão, Sri Lanka, Suriname e Cabo Verde são actualmente bastante equacionados. Aqui, os viajantes saem dos trilhos tradicionais e assim experimentam o país e contactam com a sua população de forma mais autêntica.
Destinos na Natureza
Muitos alemães gostariam de viajar este ano para destinos que possibilitassem passar mais tempo em contacto com a natureza. Quer seja na praia e no mar, numa viagem ao ar livre ou numas férias numa quinta. O anseio pelo Verão e pelo sol é mais evidente este ano. Os especialistas preveem que os destinos no Mediterrâneo irão recuperar da queda associada à Covid-19. A Espanha está no topo desses países, seguida pela Turquia, Grécia e Itália.
Para além destes aspectos, as férias de campismo, que são consideradas de baixo contacto e têm sido particularmente populares durante toda a pandemia, estão também a captar novos aficionados. Nunca antes tantas pessoas na Alemanha se interessaram por férias numa autocaravana (15 %) ou numa roulotte (12 %).
Desaceleração e Atenção
Após quase dois anos turbulentos com um elevado nível de stress, a maioria dos alemães planeia abrandar. Isto provavelmente não será de todo surpreendente, e está em conformidade com um recente inquérito da Booking.com no qual a maioria dos viajantes disse que as férias ajudam mais ao seu bem-estar mental e emocional do que outras formas de autocuidado.
Por esta razão, 73% dos alemães afirmaram que o seu tempo de férias no futuro será ausente de qualquer tipo de trabalho. Acima de tudo, viajar serve o próprio bem-estar físico e mental - seja num espaço vocacionado para o bem-estar ou numa cabana solitária nas montanhas.
Férias de Última Hora ou Viagens Espontâneas
A pandemia mostra-nos todos os dias a rapidez com que os planos podem ser alterados. Muitas pessoas tiveram de alterar os seus planos de férias nos últimos dois anos. Neste período, os cancelamentos, as reservas e a selecção de outros destinos devido a constantes e novas restrições ocorridas no destino de férias originalmente desejado, tornaram-se numa nova rotina.
No entanto, constata-se que as incertezas permanecerão ainda para as viagens a realizar em 2022. Assim, no início do ano, os alemães ainda não têm a certeza se e quando devem reservar a sua próxima viagem - e estão a aguardar pacientemente.
Os peritos em viagens e turismo esperam que as viagens planeadas com bastante antecedência não sejam frequentes este ano. Em vez disso, o foco está nas viagens de última hora ou viagens espontâneas. Reservar as férias com pouca antecedência, dá origem a menos alternativas possíveis, mas por outro lado, possibilitam estar a coberto das alterações imprevistas que ocorrem actualmente.
Outra tendência importante é a flexibilidade e a espontaneidade mesmo após a reserva: cancelamentos ou reservas gratuitas proporcionam segurança adicional se a situação relacionada com a Covid-19 assim o exigir.
Viagens Sustentáveis
A consciência de que certas viagens são ecologicamente prejudiciais devido à sua enorme pegada de CO₂ está cada vez mais a levar os viajantes a repensar os seus hábitos de viagem.
O turismo sustentável é, portanto, uma das tendências para as viagens em 2022. Os turistas estão cada vez mais a certificar-se de que a sua pegada ecológica é tão pequena quanto possível, apesar de estarem de férias.
Por exemplo, através de viagens domésticas em vez de viagens de longa distância, a escolha de transporte, alojamento ecológico, bem como a escolha de actividades de lazer amigas do ambiente são as mais preferidas. O comportamento sustentável no destino de férias é também promovido evitando o plástico, efectuando as compras nos mercados locais e dando deste modo apoio a actividades locais.
01 Fevereiro 2022