Presidente da CTP destaca importância da estabilidade para o investimento em Portugal

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), sublinhou que a estabilidade é fundamental para garantir o investimento no país, numa altura em que Portugal enfrenta um período de incerteza política.
"Qual é a palavra-chave? Portugal precisa muito de investimento, mas a palavra-chave é estabilidade", afirmou o presidente da CTP em declarações ao Jornal de Negócios durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O Presidente da confederação manifestou preocupação com a suspensão de projetos estruturais importantes para o setor turístico. "O que acontece à privatização da TAP? Pára. O novo aeroporto? Pára. Ferrovia? Pára. Não ganhamos nada com isto", enumerou Francisco Calheiros.
Apesar da instabilidade política, o presidente da CTP esclareceu que o impacto direto no setor turístico será limitado: "O impacto no turismo não é direto porque ninguém vai deixar de marcar férias em Portugal por causa das eleições". No entanto, alertou que "o drama é a questão estrutural e aquilo que fica atrasado".
Francisco Calheiros expressou também a sua apreensão quanto ao atual contexto político: "Estou preocupado. Era tudo o que nós não precisávamos, que houvesse queda do Governo e novas eleições", referindo ainda que "nada pode ser pior que uma crise política, porque a economia e as empresas param".
Relativamente às perspetivas futuras, o presidente da CTP não antecipa alterações significativas no panorama político após as eleições: "Não vislumbro, infelizmente, que haja uma alteração significativa ao atual espectro eleitorial. Não vejo, por exemplo, um partido ter maioria absoluta. É uma crise que dispensávamos".
Fonte: Jornal de Negócios
28 Março 2025