Preços dos hotéis no Mediterrâneo: análise comparativa

Preços dos hotéis no Mediterrâneo: análise comparativa

O desejo de calor, do sol e do fresco do mar aumenta rapidamente com a chegada do Verão. Viajantes de todo o mundo entram nas nossas terras para apreciar as paisagens costeiras em muitos destinos turísticos. É por isso que é tão interessante analisar a situação nos principais destinos de férias no Mediterrâneo.

O sector do turismo na região está gradualmente a estabilizar, apesar dos tempos difíceis causados pela pandemia. Para além disso, a pandemia também desencadeou algumas mudanças benéficas. Por exemplo, os turistas estão a gastar mais dinheiro nas suas viagens.

No entanto, como é que tudo isto afecta os preços do alojamento? Embora o preço médio por quarto esteja em alta, o custo de vida também está em alta. Uma melhor forma de compreender a situação seria analisar os preços médios dos hotéis com base nos tipos de quartos dentro dos principais destinos de férias mediterrânicos. As conclusões são baseadas nos dados recolhidos pela Mabrian (Travel intelligence platform for tourism industry).

Preços dos quartos de hotel nos principais destinos mediterrânicos

De acordo com o estudo efectuado por esta entidade, os preços globais aumentaram em comparação com 2019, embora o aumento dos preços não seja igual em todas as regiões. A Grécia foi o país que registou os maiores acréscimos, tendo aumentado os preços até 110% dos quartos dos hotéis de cinco estrelas. Seguem-se a Itália e também a França, com posições alternadas consoante se trate de quartos de três ou quatro estrelas. A Espanha continua em quarto lugar em todos os segmentos. 

O que parece interessante notar é que nas viagens de luxo, o aumento de preço tem sido mais elevado, uma vez que uma noite nesta categoria custa uma média de 289 euros. Entretanto, em hotéis de quatro estrelas, o valor desce para 145 euros, e 108 euros em hotéis de três estrelas.

No entanto, os peritos assinalam que a França constitui uma excepção ao aumento geral dos preços médios. Ao contrário de outras regiões, a França sofreu uma queda de 12% e 11,3% nos preços dos hotéis de três e quatro estrelas, respectivamente. Observa-se ainda que a França não é a região menos cara, uma vez que os seus hotéis de cinco estrelas continuam a ser os mais caros da região, com preços de 419 euros por noite (mais 13,2% do que em 2019).

Entretanto, no Egipto, os preços dos hotéis subiram acentuadamente em todas as três categorias. Com 25%, 40,9% e 48,3% respectivamente. Mas a Grécia é o principal destaque da região, com os hotéis de quatro e cinco estrelas a registarem um aumento de 62,7% e 110% dos preços.

Com base nesta informação, é evidente que existe uma forte concorrência entre os principais destinos de férias mediterrânicos. Portanto, iremos aguardar pelos dados e resultados que este Verão nos trará.

 

Fonte: Mabrian (Jul 2022)

19 Julho 2022