Portugal entre as 10 rotas aéreas mais movimentadas da Europa em Agosto

Portugal entre as 10 rotas aéreas mais movimentadas da Europa em Agosto

A Rota Lisboa-Madrid foi incluída no Top 10 das mais movimentadas da Europa no mês de Agosto de 2022 em termos de capacidade aérea programada pelas companhias aéreas neste Verão. De acordo com o ranking da consultora internacional de inteligência aeronáutica OAG , a lista é liderada pela ligação entre a Rússia e a Turquia, Antalya-Moscovo, confirmando que continua a ser um destino de férias para os turistas  russos. A ligação Lisboa-Madrid aparece na 6ª posição com a oferta de 179.193 lugares disponíveis. Os analistas da OAG determinam as rotas mais movimentadas com base nos trajectos com maior volume de assentos programados para seus voos em ambas as direcções, conforme foi monitorizado pela OAG Schedules Analyzer.

Em Agosto de 2022, a rota aérea internacional mais movimentada do mundo foi Kuala Lumpur - Singapura, com 325.350 assentos. Com excepção de Nova York, todos os aeroportos que registaram rotas mais movimentadas estão localizados na Europa, Oriente Médio ou Ásia.

Análise Global

A capacidade global foi de 460,6 milhões de assentos durante o mês de Agosto, um aumento de 2% em relação a Julho de 2022, mas ainda regista um diferença de 12% em relação a Agosto de 2019, ano de referência pré-pandemia.

A região com maior capacidade programada foi a América do Norte, com 102,9 milhões de lugares, 22% do total da oferta global. A esta região segue-se o Nordeste da Ásia, que ofereceu  21% da capacidade global, seguida pela Europa Ocidental, que contribuiu com 20%.

O Nordeste da Ásia observou um aumento de capacidade em 9,3% em Agosto em comparação com o mês de Julho, uma vez que a China aumentou a capacidade após o término das várias restrições relacionadas com a COVID-19.

Cinco regiões ofereceram uma capacidade superior aos níveis de Agosto de 2019: África Central/Ocidental, Ásia Central, Europa Central/Oriental, América Central e a parte Norte da América do Sul.

 

Fonte: OAG: Flight Database & Statistics | Aviation Analytics (September 2022)

 

02 Setembro 2022