Perspectivas do mercado alemão para o Verão de 2022

Perspectivas do mercado alemão para o Verão de 2022

Sendo um mercado muito importante para o Turismo nacional, as informações que podem ser recolhidos sobre este mercado constituem sempre bons indicadores para a evolução do Turismo português.
 
Neste contexto, de acordo com um inquérito da Associação Alemã de Viagens (DRV), as expectativas das agências de viagens e operadores turísticos do país são positivos em relação à época de Verão deste ano. Com base num inquérito aos seus membros, mais de metade de todas as reservas actuais são já para a próxima temporada de Verão.
 
No entanto, apenas uma em cada dez empresas (10%) espera que as vendas de Verão estejam ao nível ou acima do nível do ano pré-pandemia de 2019. Para o ano completo de 2022, apenas um em cada 20 inquiridos (5%) espera mesmo atingir novamente o nível pré-crise. 43 por cento esperam que isto aconteça em 2023 e 37 por cento pensam que terão de esperar até 2024. No entanto, cerca de 22% não têm certeza em que período em 2022 serão efectuadas as reservas.
 
Também se constatou que o cidadão alemão está cada vez mais preocupado com a sua situação financeira não só em consequência da pandemia: 29% dos inquiridos asseguraram que reduziram despesas não essenciais desde o surto da COVID, ao passo que um em cada cinco (20%) afirmaram que sua economia piorou devido à situação actual, mas também com a possibilidade de crescimento da inflação. O aumento de preços e as roturas que estão a ocorrer nas cadeias de abastecimento fazem adiar qualquer tipo de decisão sobre o Verão de 2022
 
Os dados confirmam os piores presságios da associação de agências e operadores turísticos alemães ( DRV ), que já descarta que o ano de 2022 seja o ano da tão esperada recuperação plena do Turismo, dada a grande incerteza gerada junto dos consumidores.
 
Fonte: Associação Alemã de Viagens (DRV), Janeiro, 2022
 

10 Janeiro 2022