Os viajantes dos EUA para a Europa aumentaram quase 250%

Os viajantes dos EUA para a Europa aumentaram quase 250%

Como a confiança dos consumidores para viajar ressurgiu, a última análise de dados disponibilizada pela Trip.com proveniente dos seus sites de reservas mostra o regresso das viagens transatlânticas dos EUA, uma vez que os consumidores americanos beneficiam das vantagens da valorização do dólar para fazer viagens europeias mais acessíveis em termos de custos.

O número de visitantes europeus dos EUA aumenta

A análise de dados da Trip.com revelou um enorme aumento de viajantes dos EUA que voam para a Europa, com um crescimento de quase 250% do número de visitantes daquele país, nos primeiros seis meses deste ano. O aumento significativo demonstrado pelos dados de Trip.com evidenciam uma saudável recuperação nas viagens transatlânticas, o que parece sinalizar um regresso aos níveis pré-pandémicos.

As reservas de voos dos EUA para os principais mercados europeus aumentaram 246% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período em 2021. O salto anterior mais significativo ocorreu nos voos transatlânticos e foi registado entre Julho e Agosto de 2021, quando as reservas americanas de voos para a Europa aumentaram 162%.

O valor do dólar norte-americano constitui um factor motivador para as viagens

Durante o ano passado, o dólar americano valorizou cerca de 14% em relação ao euro e à libra britânica, tendo o dólar atingido recentemente a paridade com o euro pela primeira vez em duas décadas. As taxas de câmbio vantajosas traduziram-se em mais viagens europeias para os turistas americanos, que se tornaram 10-15% mais baratas para os americanos do que na mesma altura no ano passado. O dólar forte e o euro e a libra esterlina mais fracos estão a acelerar a recuperação ultrapassando as projecções efectuadas anteriormente evidenciando que as viagens regressarão aos níveis pré-pandémicos mais cedo do que era previsível 

Os principais destinos europeus para os viajantes americanos

Ao observar os dados dos mercados europeus preferidos, pode-se verificar que entre Janeiro e Julho de 2022, o mercado europeu mais popular para os voos de partida dos EUA foi o Reino Unido. A Espanha foi o segundo mercado mais popular para os viajantes dos EUA para a Europa, seguida, por sua vez, pela França, Itália e Alemanha.

A análise adicional efectuada pela Trip.com mostra que Londres e Paris foram os principais destinos europeus para os americanos entre Janeiro e Julho deste ano. Entretanto, a rota altamente competitiva de Nova Iorque para Londres continuou a ser a mais popular para os viajantes americanos, seguida por Los Angeles para Paris, depois Los Angeles para Londres.

Como prova da popularidade persistente do Reino Unido junto dos visitantes norte-americanos, os dados Trip.com registaram um enorme aumento de 678% nos voos dos EUA para o Reino Unido, quando se compara a primeira metade de 2022 com o mesmo período em 2021.

Entretanto, outros mercados registaram também um aumento substancial do interesse dos consumidores americanos, com um aumento igualmente impressionante de 614% nos voos dos EUA para Espanha e um aumento de 577% dos EUA para Itália, seguido de um aumento de 491% dos EUA para França. O Ministério da Cultura e Turismo turco indicou também que o número de americanos que visitaram a Turquia na primeira metade de 2022 aumentou 76,8% face aos dados pré-pandemia de 2019.

Regresso de alguma incerteza

Com a crise do custo de vida a começar a afectar os EUA, e embora o quadro geral das viagens tenha sido positivo, mostrando que as viagens dos EUA para a Europa estão a aumentar, instalou-se alguma incerteza, e em alguns meses apresentaram um declínio no número de viagens como resposta a clima económico adverso. Mas, com a crise do custo de vida a começar a disparar e com os EUA a registar a maior subida da inflação em 40 anos, ultrapassando em Maio os 8,6% em relação ao ano anterior, a repercussão nos níveis de viagens fez-se sentir no mês seguinte. Dados do Trip.com revelam que as reservas de viagens dos EUA para a Europa caíram 19% em Junho em comparação com o mês anterior, talvez indicando que a recuperação possa vir a abrandar.

Por outro lado também se constatou que o preço das viagens aumentou 37% nos primeiros 6 meses do ano de 2022 face ao mesmo período do ano anterior. Todavia, parece que os viajantes americanos estão dispostos a viajar mesmo em ambiente económico adverso, com o número de viajantes a aumentar apesar do valor médio das despesas de férias ter crescido quase um quarto (23%) em Fevereiro de 2022, em comparação com o mês anterior.

 

Fonte: Trip.com Report, August 2022

 

25 Agosto 2022