Os nossos mercados turísticos concorrentes e o estado da arte na vacinação

Os nossos mercados turísticos concorrentes e o estado da arte na vacinação

Com a temporada de Verão a chegar, a vacinação é a grande solução para os todos os destinos turísticos do Mediterrâneo, apesar de ainda existirem incertezas quanto à pandemia nos mercados emissores.

São consideráveis as diferenças entre os diversos destinos concorrentes de Portugal no Mediterrâneo, onde podemos encontrar pequenos países que estão a actuar bem, como são os casos de Malta e Chipre.

No gráfico mostramos o ranking de vacinação nos nossos principais destinos concorrentes, com dose única e com duas doses até 13 de Abril de 2021.

Destinos Turísticos com dose única de vacinação:

Os gráficos mostram Malta como o campeão absoluto em vacinação entre os destinos turísticos do Mediterrâneo. O país tem 40,4% da população vacinada com uma dose, até ao dia 13 de Abril, seguido de Espanha (17,6%) e Portugal (16,3%). Quanto às duas doses administradas da vacina, Espanha desce para 6º lugar e Portugal para o 7º lugar, sendo suplantadas por Marrocos, Turquia, Grécia e Itália.

Se olharmos para a percentagem da população que recebeu as duas doses da vacina, verificamos que os destinos do Norte da África, com excepção de Marrocos, praticamente desapareceram do mapa turístico. Este ritmo desigual está relacionado com a dificuldade sentida por estes países no acesso às vacinas, como são os casos da Tunísia e do Egipto.

Numa análise global aos mercados concorrentes, Grécia , Chipre, Turquia, Marrocos e Croácia estão no meio do gráfico, com bons índices de vacinação. No entanto, Tunísia e Egipto são os últimos, com 1,4% e 0,1%, respectivamente, e a Argélia não aparece com qualquer registo nos gráficos.

Baseados nestes dados, Malta planeia reabrir sua actividade turística a partir de 1º de Junho e aplicará o sistema de semáforo como critério para receber viajantes, classificando os emissores com base nos seus dados de Covid e doses de vacinação ministrada.

A Grécia anunciou que a partir da próxima semana eliminará a obrigação de permanecer em quarentena durante sete dias para passageiros da União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Sérvia e Emirados Árabes Unidos, o que é um primeiro passo em direcção da abertura do turismo prevista para meados de Maio (Note-se que a Grécia anunciou a sua abertura ao tráfego internacional e fim de quarentena obrigatória para 32 países).

Chipre reabrirá as suas fronteiras aos britânicos imunizados a partir de 1º de Junho, sem PCR ou isolamento para aqueles que receberam as duas doses da vacina.

Por sua vez, a Turquia começou a vacinar trabalhadores do sector de turismo esta semana. O Ministério da Cultura e Turismo e o Ministério da Saúde esperam que todos os funcionários do sector, companhias aéreas, aeroportos, hotéis e alojamentos, agências de viagens e guias turísticos sejam vacinados no início do Verão.

A Croácia também anunciou que está a começar a vacinar os seus 70.000 trabalhadores do sector de turismo, num programa que incluirá também trabalhadores temporários.

19 Abril 2021