Os melhores locais de férias especiais activas na Europa. Um deles é em Portugal

Os melhores locais de férias especiais activas na Europa. Um deles é em Portugal

Qualquer altura é a altura perfeita para começar a planear a próxima escapadela repleta de aventuras. Se anseia por ficar activo ao ar livre e explorar algumas das jóias desconhecidas na Europa que vão para além dos pontos turísticos, então é provável que necessite de viajar em avião privado para chegar a esses locais remotos com conforto.

Mas antes comecemos directamente pela melhor forma de viajar pela Europa, vamos analisar o que o velho continente tem para oferecer, aos pescadores, campistas, e aos praticantes de caminhadas.

Os melhores locais da Europa para umas óptimas férias activas

Existem poucos lugares na Europa que se enquadram na descrição completa de umas férias verdadeiramente activas. Se a sua bagagem inclui canas de pesca, botas robustas, e roupa apropriada ao tempo, significa que está à procura de locais que tenham tudo - pesca, caminhadas, e opções para acampar. 

Outer Hebrides, Escócia

O arquipélago, também conhecido como Ilhas Ocidentais, é composto por centenas de pequenas ilhas e é uma preciosidade ainda intocada pelo turismo tradicional. Montanhas escocesas, zonas rurais e praias de areia branca englobam o melhor da maravilhosa cultura gaélica, da fauna e flora selvagem, e da gastronomia.

Para os entusiastas da pesca ao ar livre, Outer Hebrides é uma excelente escolha - as Ilhas Ocidentais oferecem oportunidades de pesca tanto para os pescadores de mar como para os caçadores. Com mais de 4.000 lagos e enseadas marítimas que estão espalhadas pelas ilhas. As águas oferecem uma das melhores pescarias de salmão e truta de Verão da Europa, e até oportunidades para apanhar o amuleto árctico, truta castanha do mar, e salmão selvagem.

A paisagem à volta destes pontos de pesca é única.  Desde charnecas de turfa a imponentes montanhas, os locais são também um óptimo local para os entusiastas das caminhadas. Outer Hebrides é o habitat de fantásticos trilhos para caminhadas que são de grau de dificuldade variável e acomodam qualquer tipo de caminhante - principiantes ou especialistas experientes.

Para aqueles interessados num desafio, The Hebridean Way oferece aos caminhantes uma oportunidade de percorrer todo o arquipélago. Ao longo de 252 quilómetros, o percurso em si cobre 10 ilhas, atravessa 6 vias de acesso, e duas viagens de barco. O percurso de caminhadas Hebridean Way é uma forma perfeita para descobrir a deslumbrante paisagem gaélica - desde praias desertas a montanhas selvagens, tornando esta uma das melhores férias de caminhadas na Europa.

Para experienciar verdadeiramente a natureza escocesa na sua forma mais natural, integrar campismo na viagem é simplesmente uma obrigação. Escolher um acampamento ou caravanismo nas Hébridas Exteriores é uma escolha acertada, uma vez que o arquipélago tem uma série de parques de campismo, tornando-o num excelente local para acampar na Europa.

Adicionalmente, a Escócia - incluindo as Outer Hebrides - permite o acampamento selvagem, e pode montar uma tenda fora dos caminhos habituais e das comunidades. Este tipo de acampamento nem sempre é permitido em vários países europeus, mas a Escócia oferece essa oportunidade.

Chegar às Outer Hebrides é bastante conveniente se viajar a partir da Escócia Continental. Existem três aeroportos insulares nas Outer Hebrides que ligam o continente: Aeroporto de Stornoway (Ilha de Lewis), Aeroporto de Benbecula (Ilha de Benbeucla), e Aeroporto da Barra (Ilha de Barra). Mas chegar às ilhas ocidentais a partir de outro lugar pode revelar-se difícil, pois significa pelo menos um voo de ligação, dependendo do local de partida do voo. É aqui que os fretamentos de aviões privados surgem como opção.

Os fretamentos de jactos privados não só reduzem o tempo de espera nos aeroportos, e permitem evitar longas filas e voos de ligação, como também proporcionam conforto e segurança. Também significa que a tua cana de pesca (ou múltiplas), e o equipamento de campismo é um bom meio de transporte dentro do avião, evitando algumas dificuldades  para tentar descobrir a melhor maneira de começar umas férias cheias de aventura na Escócia.

Ilhas Lofoten, Noruega

No extremo norte dentro do Círculo Polar Árctico encontram-se as Ilhas Lofoten Norueguesas - um lugar muito conhecido pela sua herança piscatória. Desde a Era Viking, as Ilhas desempenharam um papel fundamental na pesca do bacalhau norueguês do Árctico, e o local é um símbolo dentro de uma lista de locais especiais para vários pescadores aventureiros. As águas são o habitat de uma grande variedade de peixes - escamudo, espadarte, bacalhau, solha e cavala, assim como truta marinha e salmão, e até alabotes.

Lofoten oferece uma oportunidade única de experimentar um ritmo de vida diferente, visitando várias das aldeias piscatórias situadas junto ao Mar da Noruega - Reine, Nusfjord, Å, ou Henningsvær. Muitos turistas aventureiros também tentam não perder a oportunidade de passar algumas noites em várias cabanas centenárias de pescadores para viver verdadeiramente o sonho de ser um pescador.

Tal como as Outer Hebrides, as Ilhas Lofoten também se orgulham das suas belas paisagens naturais e oferecem emocionantes trilhos para caminhadas. Uma dessas caminhadas mais desafiantes - o trilho de Reinebringen. O miradouro é um dos maiores de todas as Ilhas Lofoten. É uma subida íngreme a um panorama deslumbrante de Reinefjorden e da inacreditável Muralha de Lofoten. Enquanto Reinebringen fica apenas a 448 metros de altura, a caminhada em si é quase recta, e por vezes escorregadia, tornando-se um trilho para caminhantes experientes e é essencial ter precaução.

Para caminhadas menos radicais, Nordheia é uma grande escolha. Uma das trilhas mais fáceis pode ser completada em quatro horas e oferece uma paisagem tão bonita como qualquer outra. A caminhada é realmente acessível a todos e a trilha em si está bem sinalizada, com uma suave encosta até ao cume.

Tal como a Escócia, a Noruega é também outro país da lista que permite o acampamento selvagem - para ser mais preciso, encoraja activamente a explorar e apreciar a natureza, e segue o conceito "allemannsretten", que significa liberdade de vaguear. Se o campismo selvagem não for menos ao seu estilo, Lofoten também oferece uma série de parques de campismo onde pode ficar. Alguns oferecem tanto Wi-Fi gratuito - um complemento perfeito para actualizar as tuas redes sociais com fotografias fantásticas tiradas nos trilhos das caminhadas.

Tal como no local anterior, chegar às Ilhas Lofoten com voos comerciais significa pelo menos uma paragem no caminho rumo às inesquecíveis férias activas. Isto, no entanto, pode revelar-se um factor desnecessário no planeamento das suas férias. A melhor maneira é chegar às Ilhas Lofoten fretando um avião privado - simples, e confortável!

Ponta Delgada, Açores

Mudando de hemisfério, o último lugar da lista leva-nos ao arquipélago dos Açores, longe da costa de Portugal - Ilha de São Miguel e da sua região capital Ponta Delgada. As águas à volta da ilha no interior são abundantes com diferentes tipos de peixes que qualquer aspirante ou pescador profissional alguma vez sonhou em pescar.

Nos Açores, é difícil decidir onde começar a pescar. Na costa podes deparar-te com peixes azuis, barracudas e carpas brancas; recifes coloridos e as estruturas rochosas escondem o goraz, a garoupa e o lagostim; as bacias de águas interiores são o habitat da truta arco-íris, do lúcio e da carpa. E o oceano, bem, o oceano é onde podes tentar disputar atum e ambos os marlins azuis e brancos.

A paisagem vulcânica exuberante é tão colorida como a variedade de peixes que vagueiam pelas margens. Independentemente dos níveis de dificuldade, os trilhos para caminhadas em Ponta Delgada oferecem vistas deslumbrantes da ilha. O trilho que leva à Rocha da Relva oferece uma vista maravilhosa sobre o oceano. A plataforma foi criada por detritos de lava e aterros, onde crescem vinhas e vinho é produzido em algumas áreas. O trilho cobre uma distância de 5,5 quilómetros e é considerado de dificuldade média.

Quando se trata de acampar, Ponta Delgada é o paraíso de qualquer campista. No total, São Miguel tem cinco grandes parques de campismo. Dois dos parques de campismo são gratuitos durante todo o ano e os outros três são de baixo custo. Dois deles estão situados nas crateras dos vulcões com vistas inacreditáveis e outros estão perto da costa, com praias e piscinas nas proximidades. Estas são férias ao ar livre que não vais esquecer!

Estar num arquipélago tão remoto, a Ilha de São Miguel e Ponta Delgada podem ser locais complicados de alcançar - com um número restrito de voos directos de outras cidades europeias, chegar aos Açores pode demorar até uns dias. Para evitar essa situação, um fretamento de um avião privado é um caminho a seguir pese embora o facto de ser mais oneroso.

Fretamento de aviões privados

Quando se trata de chegar a locais tão remotos para umas férias de pesca, caminhadas e campismo cheio de aventuras, as deslocações em voos comerciais podem tornar-se um incómodo desnecessário, porém há alternativas mais dispendiosas. Estes e outros locais de lazer activos similares na Europa são mais facilmente alcançados através do aluguer de aviões privados há muito estabelecidos e de confiança. Apenas especialistas podem assegurar voos directos, confortáveis e seguros para os destinos de férias mais desejados.

16 Setembro 2022